Você sabe quais motivos podem levar o seu INSS a ser suspenso? Se a resposta for não, siga aqui para conhecer os principais motivos que levam a suspensão do benefício.
Até o momento, mais de 1 milhão de segurados já tiveram seu INSS suspenso em 2022. Do mesmo modo, em 2021 esse número chegou a mais de 5 milhões.
Leia em seguida: Suspensão dos empréstimos consignados? Péssima notícia!
INSS suspenso
Segundo a CAIXA: “O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensal durante um determinado período ao INSS, variando de acordo com o tipo de aposentadoria.”
Dito isso, como ocorrem as suspensões então? O INSS de tempos em tempos realiza operações para analisar os benefícios que são pagos. Essa operações são conhecidas como “pente fino”. O objetivo dessas operações é buscar fraudes e irregularidades no pagamento do INSS ao beneficiários.
Desse modo, caso sejam descobertas alguma fraude ou irregularidade, o benefício do INSS pode ser suspenso.
No entanto, vale lembrar que a suspensão não ocorre de forma automática. Caso sejam constatadas irregularidades o segurado é notificado previamente para resolver as pendências. Mas caso o problema não seja resolvido, o INSS é suspenso.
Portanto, caso você receba alguma notificação informando sobre a suspensão do seu INSS, você deverá entrar em contato com o órgão para regularizar a situação. O contato pode ser feito pela internet, por meio do aplicativo (Meu INSS), ou então pelo telefone.
Se ainda assim você tiver seu INSS suspenso, você pode solicitar a reativação do seu benefício através do aplicativo Meu INSS.
Leia em seguida: Divulgado novo SALÁRIO com REAJUSTE para os BENEFICIÁRIOS do INSS!
Como ter o INSS suspenso?
- Não comparecer ao atendimento médico
Se você for beneficiário por incapacidade de trabalho, ou seja, aposentadoria por invalidez e auxílio doença, você é obrigado a comparecer às convocações de atendimento médico pericial. Caso não compareça o pagamento do seu INSS pode ser suspenso.
- Prova de vida
Do mesmo modo, a prova de vida é obrigatória todos os anos. A prova de vida é o meio que o INSS utiliza para comprar que quem recebe o benefício está vivo. Se a prova de vida não for realizada, o pagamento do seu INSS pode ser suspenso.
Leia em seguida: Principais noticias do blog João Financeira pelo WhatsApp
FALE CONOSCO!
Se você gostou das informações sobre Não tenha seu INSS suspenso! Veja as dicas, então compartilhe! Desta forma você ajuda mais pessoas a ficarem sempre bem informadas e não perderem seus benefícios.
Idosos ainda precisam declarar o imposto de renda? Entenda!
Dica Bônus:
Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva e assista os melhores vídeos! De como conseguir ganhar mais dinheiro e receber benefícios exclusivos.
Primeiramente, ative agora as notificações do Blog da João Financeira! Assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre Não tenha seu INSS suspenso! Veja as dicas.
Garanta assim ficar por dentro de todos os seus direitos!
Revisão do FGTS: Ótima noticia para o trabalhador
Abono extra foi liberado para aposentados e pensionistas: 13° salário
Veja quem recebe a 2ª parcela do 13º salário em maio
Por fim, visite nossas páginas do blog nas redes sociais! Então, nos siga para não perder as últimas informações sobre Não tenha seu INSS suspenso! Veja as dicas.