Uma notícia curiosa foi recentemente divulgada em relação ao Jornal Nacional. Durante o primeiro ano da atual gestão de Lula, o programa recebeu a maior parte da verba publicitária do governo federal, totalizando aproximadamente R$ 24 milhões em anúncios.
É interessante notar que, durante a gestão anterior de Jair Bolsonaro, o Jornal Nacional chegou a ocupar o terceiro lugar nesse ranking de recebimento de verba publicitária, com a maior parte dos anúncios direcionada ao Jornal da Record.
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Mais programas beneficiados com a gestão Lula
![Lula durante as Eleições de 2022 no Jornal Nacional, onde derrotou Jair Bolsonaro (Fonte: Reprodução Google)](https://jornaljf.com.br/wp-content/uploads/2024/03/1f9f9a63699bcda78726377985673329-1.jpeg)
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Protagonismo absoluto
Durante o mês de julho, foi mostrado que o Grupo Globo, conseguiu recuperar o comando na publicidade federal no governo Lula. Em uma ocasião. a verba que a platinada foi até mesmo inferior a da Record e também SBT nos primeiros anos que Bolsonaro estava na presidência.
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Somando veículos de televisão, rádio e também internet da Globo, todos receberam em 2023 anúncios de pelo menos R$ 118 milhões. Nesse sentido, a quantia significa aproximadamente um terço dos R$ 358 milhões em publicidade mostrado no portal da Secom.
As verbas originadas do governo foram majoritariamente para ações da Secom (R$ 185 milhões), assim como para o Ministério da Saúde (R$ 151,1 milhões), a maior campanha no ano, de 100 dias do governo custou cerca de R$ 43,3 milhões em anúncios.
Força das redes sociais
Outro grande destaque neste âmbito é as plataformas de redes sociais, com todas estando entre as empresas que mais foram contempladas pela verba do governo. A Meta, por exemplo, que comanda gigantes como Facebook, Instagram e WhatsApp, conseguiu um acumulado de R$ 13,3 milhões em anúncios no ano passado.
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O TikTok recebeu R$ 5,5 milhões e o Google R$ 4,3 milhões. O X (antigo Twitter) faturou R$ 3,7 milhões. Vale ressaltar que assim como os casos da TVs, não é possível saber o total recebido pelas empresas em publicidade federal.
O motivo para isso é porque a classificação dos dados ficam parciais e ainda por cima não consideram campanhas de bancos e estatais. Por fim, a verba para comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo alavancou na atual gestão Lula, de R$ 815 milhões, no ano passado, foi para R$ 1,45 bilhão em 2024.
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