google.com, pub-9184530621355974, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Sem resultado
Veja todos os resultados
João Financeira
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós
João Financeira
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós
Sem resultado
Veja todos os resultados
João Financeira
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias
Revisão da vida toda

Revisão da vida toda julgamento (Fonte: Edição / João Financeira)

NOTÍCIA DO INSS: PRESIDENTE DO STF ANTECIPA VOTO QUE PODE MUDAR A VIDA DOS APOSENTADOS – Confira

Por Paola Patrício
24/08/2023
Em Notícias, Revisão da vida toda
0

O voto sobre a revisão da vida toda da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, foi antecipado. Afinal, o caso estava em análise no plenário virtual da Corte, mas o ministro Cristiano Zanin suspendeu o julgamento e pediu mais prazo para analisar o recurso, logo após o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Portanto, não há data para a retomada da análise.

Diante da posição do colega e da proximidade de sua aposentadoria no fim de setembro, Rosa Weber inseriu seu voto no sistema do Supremo. Esse processo do INSS é o recálculo da média salarial para a aposentadoria considerando todas as remunerações do trabalhador.

Portanto, a revisão da vida toda pode mudar os valores dos benefícios de milhares de aposentados e pensionistas. Vale relembrar que o STF decidiu, em dezembro de 2022, que todos os aposentados e pensionistas do INSS têm direito à medida. Porém, o Instituto recorreu. Veja mais detalhes, a seguir.

Voto Rosa Werner

voto da revisão da vida toda
Processo da revisão da vida toda tem seu primeiro voto (Fonte: Edição / João Financeira)

O voto do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, propôs que o marco para a revisão da vida toda seria 1º de dezembro de 2022. Afinal, foi quando o Supremo decidiu o tema.

A ministra Rosa Weber discordou parcialmente do relator, propondo uma nova data para a validade da decisão da Corte. Portanto, ela entende que a chamada modulação dos efeitos deve ter como referência 17 de dezembro de 2019, quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou o direito dos aposentados à correção dos valores.

Leia mais: Gravidez de Alto Risco? Saiba como Obter Auxílio Doença e ser Aprovado na Perícia do INSS

“A partir do julgamento do tema pelo Superior Tribunal de Justiça, não mais subsistia justa expectativa para a autarquia federal. A jurisprudência já havia sido alterada pelo STJ, de modo que a conduta a ser adotada pelo INSS deveria se pautar pelo entendimento daquela Alta Corte judiciária, notadamente em razão dos efeitos que emanam do pronunciamento exarado sob o rito dos recursos especiais repetitivos”, escreveu a ministra Rosa Weber em seu discurso.

Segundo a ministra, o INSS já deveria ter ajustado sua prática administrativa para se adequar ao pronunciamento do Superior Tribunal de Justiça. Porém, para os dois ministros, devem ser excluídos da revisão da vida toda os benefícios previdenciários já extintos. Portanto, aqueles que já vigoraram, mas, por força de lei, foram extintos ao longo dos anos.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Suspensão da revisão da vida toda 

O julgamento da revisão da vida toda suspendeu-se na semana passada por pedido de vista do ministro Cristiano Zanin, que assumiu uma cadeira na Corte no início do mês. Portanto, ele tem até 90 dias para devolver o processo para julgamento. Sendo assim, a análise retomaria somente após a aposentadoria de Rosa,  prevista para 2 de outubro.

Leia mais: Oportunidade Incrível! Faixa 2 do Programa Desenrola Brasil Oferece Descontos de até 99% – Saiba Mais!

Antes de o STF reconhecer o direito à revisão da vida toda, mas só consideravam-se os salários depois de julho de 1994 no cálculo das aposentadorias. Mas os ministros entenderam que os segurados podem optar pela regra que lhes for mais favorável. Portanto, o recálculo é vantajoso para quem tinham altos salários antes da estabilização do real.

Ainda é necessário aguardar todos os ministros votarem para saber a decisão sobre a revisão da vida toda. 

Veja Também:

Foi APROVADA a MARGEM SOCIAL para os APOSENTADOS do INSS? VEJA AGORA quem VAI ter DIREITO! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.

Tags: julgamento da revisão da vida todarecalculo aposentadoriaRevisão da vida toda insssft Revisão da vida todastfvoto Revisão da vida toda
ANTERIOR

PODE COMEMORAR! Mudanças no empréstimo consignado alegra aposentados do INSS

PRÓXIMO

PIS PASEP Ano-Base 2022 será finalmente pago? Confira!

Paola Patrício

Graduada em jornalismo, produtora de conteúdo para a web, ama ler, ver filmes e aprender mais sobre marketing digital.

PRÓXIMO
PIS Pasep 2022

PIS PASEP Ano-Base 2022 será finalmente pago? Confira!

consignado INSS

MARAVILHA! Juros do Consignado têm REDUÇÃO no INSS - Aproveite Essa Mudança!

Prova de vida INSS setembro

PROVA DE VIDA INSS SETEMBRO - Veja quem precisa fazer!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Youtube Instagram

© 2025 João financeira - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Aposentado
    • INSS
    • Pensionista
  • Financeiro
    • Dinheiro
    • Empréstimo
  • Financiamento
  • Concursos
  • Política
  • Sobre nós

© 2025 João financeira - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade