Nas últimas décadas, o uso do gás de cozinha aumentou nas casas brasileiras por auxiliar no preparo de alimentos, sendo uma opção mais vantajosa e segura do que o uso de lenha dentro das residências como era na época dos nossos antepassados. No entanto, os gastos também subiram!
Nessa perspectiva, ano após ano, o preço do gás de cozinha tem subido bastante devido a demanda e também outros fatores, contribuindo para trazer preocupações para famílias de baixa renda. Em razão disso, planos do Governo Federal oferecem o auxílio gás.
No entanto, logo após a mudança de governo, o novo presidente da Petrobras traz uma nova proposta com relação ao auxílio gás! Assim, leia até o final para entender!
Do que se trata o auxílio gás?
Em meio a pandemia que prejudicou não somente a economia do Brasil mas de todos os outros países, o governo brasileiro se viu obrigado a criar medidas para ajudar as famílias de pobreza e extrema pobreza. Assim, criou o intitulado “Gás dos Brasileiros” em 22 de novembro de 2021.
Desde então, a proposta tem validade de 5 anos. Ele possui o intuito de amenizar o impacto econômico causado pelo aumento do gás no Brasil. Em contrapartida, para conseguir ter direito é necessário estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
E ainda vale destacar que, é dada preferência para mulheres responsáveis por famílias e que tenham sido vítimas de violência doméstica. Aliás, é cada vez maior o número de projetos que visam atender essas mulheres para que não fiquem desamparadas.
Leia mais: Pagamento do 14° Salário é APROVADO em um estado brasileiro! Confira
E quanto a proposta do presidente da Petrobras?
Em 2022, o recém empossado presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT), tentou incluir mais pessoas no Auxílio Gás. Nesse sentido, seriam atendidas 11 milhões de famílias, o dobro do número atual de beneficiários do programa social, gerando um custo de R$ 1,9 bilhão aos cofres públicos.
No entanto, ainda é apenas uma proposta. Ou seja, não passou por votação!
E além disso, atualmente, cerca de 5 milhões de famílias recebem o benefício. Em resumo, apenas uma em cada quatro famílias tem direito tanto ao auxílio gás 2023, quanto ao Bolsa Família. Aliás, essa é uma questão, pois muitas pessoas acham que basta receber o programa para receber o auxílio gás.
Em suma, Prates propôs a criação de uma taxa monofásica para gasolina, diesel e biodiesel, com o intuito de tentar reduzir os preços. Dessa forma, os reajustes seriam feitos diretamente nos combustíveis. Ainda não se sabe se a proposta será aceita.
Leia mais: Aumento no salário mínimo acaba de ser divulgado! Ótima notícia
Veja como se cadastrar no Cadastro Único para receber o auxílio gás 2023
Depois de tudo que falamos até aqui, se você acredita que se encontra nos requisitos e acha que precisa deste auxílio, basta se cadastrar no CadÚnico. Assim, você pode fazer o pré-cadastro pelo aplicativo (disponível para Android e iOS). Adiante, no prazo de até 120 dias, procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em seu município.
Leia em seguida: Veja Como Receber 2 Aumentos De Salário Do INSS – Notícia Quente
Entretanto, para fazer o cadastramento da família, o responsável familiar deve ter pelo menos 16 anos, ter CPF ou título de eleitor e ser, de preferência, mulher. Logo, também deve-se levar um documento de cada integrante do núcleo familiar.
Embora seja um processo simples, vale lembrar que a inscrição no CadÚnico não garante o recebimento do auxilio gás 2023.
Leia mais: INSS: 14 Salário INSS Liberado NA SUA CONTA pelos BANCOS – Veja Quem Tem Direito 14 SALÁRIO ANTECIPADO na CONTA
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.