Em 1º de dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) sancionou a revisão da vida toda para pensionistas e aposentados do INSS. A medida permite que os segurados usem os rendimentos recebidos antes de 1994 para calcular seus benefícios. Saiba mais sobre a revisão da vida toda e o perigo do golpe que está prejudicando vários a seguir!
O que é revisão da vida toda?
Até a data do julgamento, o cálculo da aposentadoria e da pensão só poder ser feito conforme os salários desde julho de 1994, data de entrada em vigor da modalidade real. No entanto, a revisão da vida toda não é obrigatório para todos os segurados.
Leia em seguida: Auxílio Brasil: Fez Empréstimo E Perdeu O Benefício? Saiba O Que Acontece
O ministro supremo entendeu que solicitar a revisão da vida toda deveria ser uma opção para aposentados e pensionistas, pois não beneficiava a todos. Quem ainda quiser utilizar o seguro calculado segundo a legislação vigente tem direito a ele.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A revisão da vida toda favorece apenas os trabalhadores que ganhavam salários mais altos antes de julho de 1994. Quando a nova conta for solicitada, o valor recebidos atualmente do INSS aumentará. Quem ganhava menos naquela época terá sua aposentadoria ou pensão reduzida se solicitar a revisão.
Leia em seguida: Auxílio-Gás Vai Acabar? Saiba O Que Vai Acontecer Em 2023
O que é o golpe de revisão da vida toda?
A recente mudança deu lugar a um novo golpe do qual são vítimas os pensionistas e aposentados do INSS. A ação dos golpistas é abordar o segurado solicitando dados e cobrando valores usando como justificativa a revisão ao longo da vida.
Leia em seguida: Saiba Como Diminuir O Valor Da Casa Própria Usando O FGTS
Fazendo-se passar por funcionários de fundos de pensão, os golpistas pedem cópias de documentos, endereços, telefones e até benefícios sob o pretexto de um pedido de revisão necessária. Em hipótese alguma, a pessoa cadastrada no INSS deve fornecer seus dados a desconhecidos.
Os segurados devem observar: o INSS não entra em contato com aposentados e pensionistas para orientá-los no processo de revisão vitalícia e não cobra nenhum valor ou taxa para atualizar o cálculo do benefício.
A revisão da vida toda só será realizada a pedido do beneficiário, que consegue escolher o método de cálculo que lhe for mais favorável.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado: Novos Valores Liberados Com Novo Salário
Não transmita informações ou dados pessoais a terceiros desconhecidos, ou com quem não tenham relação de confiança, como senha de acesso ao ‘gov.br’, fotografias, fotocópias de documentos, números de documentos e telefones, ou prestações, para efeitos de obtenção da revisão da sua pensão de reforma vitalícia.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.