Ações julgadas no mês de novembro de 2022 tiveram os valores liberados pela Justiça. São cerca de R$ 1,6 bilhão a serem pagos para os beneficiários. Confira agora quem tem direito e como sacar os atrasados do INSS.
Alguns beneficiários do INSS que ganharam ações contra o Órgão na Justiça poderão receber os valores atrasados agora, pois o Conselho de Justiça Federal- CJF liberou os pagamentos para esse grupo de pessoas. As ações contra o INSS podem ter sido abertas por diversos motivos, tais como: corrigir erros de cálculo, pela demora na concessão do benefício ou por pedidos negados.
Como funcionam os pagamentos dos atrasados do INSS
O INSS tem duas modalidades de pagamento aos beneficiários que ganharam alguma ação na Justiça. Uma das formas é por meio de Requisições de Pequeno Valor- RPV e a outra forma é por meio de precatórios.
As RPVs são os pagamentos das ações que não ultrapassam 60 salários mínimos. Já os precatórios passam desse valor e costumam demorar mais para serem pagos. No lote liberado agora, o pagamento será por meio de RPVs. Já o depósito é de responsabilidade de cada Tribunal Regional Federal- TRF. Portanto, não há data exata para pagamento, pois o calendário vai depender de cada tribunal.
O lote de agora corresponde a quem ganhou processos no mês de novembro e cujo o INSS não tenha mais como recorrer. Além disso, é preciso que o juiz já tenha emitido a ordem de pagamentos.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do pagamento do benefício
Como sacar atrasados do INSS
Os TRFs vão realizar os depósitos dos valores em contas abertas na Caixa Federal ou Banco do Brasil em nome do beneficiário que ganhou a ação. Para realizar a consulta, é preciso que o beneficiário acesse o site do TRF correspondente a onde a ação foi aberta. Em seguida, você encontra o link para realizar o acesso e consultar o seu processo, assim como os valores aos quais terá direito:
Leia mais: Acaba de sair notícia triste para os aposentados: Veja o que o INSS anunciou! Confira
Link de consulta aos TRFs
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique para consultar aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique para consultar aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique para consultar aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique para consultar aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique para consultar aqui.
Leia mais: Notícia quente: Aposentadorias podem ser cortadas com pente fino do INSS? Entenda
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!