Confira as últimas notícias sobre a prova de vida do INSS regras para este ano. Não perca tempo, acesse aqui, tudo o que você precisa saber:
A prova de vida contou com mudanças frequentes nos últimos anos em decorrência da pandemia. No ano passado, o governo Bolsonaro, publicou uma nova portaria, produzindo efeitos a partir de 2023.
Em seguida você vai poder conferir detalhes sobre as regras da prova de vida do INSS para este ano.
Mudança nas regras da prova de vida do INSS
Nos anos anteriores, como de praxe, o INSS divulgava o cronograma para realização da prova de vida, aos aposentados e pensionistas. Método utilizado para identificar se os beneficiários continuavam aptos a receber o pagamento. Entretanto, no mês de fevereiro de 2022, foi publicada uma portaria que mudou a forma do procedimento. Ficando suspenso no decorrer no ano.
Leia em seguida: ATENÇÃO: Salário Mínimo Dos Aposentados Tem AUMENTO CANCELADO; Veja Novo Valor
Entre as regras da prova de vida do INSS, era necessário que os beneficiários, comparecesse na instituição responsável pelo seu pagamento, comprovar estarem vivos e que podiam receber o salário mensa. Evitando, assim, que houvesse o corte no seu pagamento.
A portaria modificou o procedimento, trazendo facilidade para os aposentados e pensionistas, sem precisarem se deslocar de suas casas, para fazer a comprovação de vida. Portanto, o procedimento foi suspenso em 2022 e a partir deste ano, o INSS passa a ser o responsável pela averiguação.
Leia em seguida: Notícia Quente: Vai Ter 14º Salário Do INSS Em 2023? Saiba Agora
Isso porque, o órgão deve usar os dados dos beneficiários que constem nas bases de dados do governo federal, para verificar se estão ou não vivo. E, se podem continuar recebendo o seu salário de benefício. Confira a lista de atos que servem para a verificação:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Leia em seguida: Saiu Agora: Banco Central Emite Comunicado Sobre Dinheiro Esquecido Nos Bancos; Confira
A implementação das regras do novo procedimento da prova de vida do INSS, tinham o prazo até o dia 31 de dezembro, para serem implementadas. Dessa forma, os aposentados e pensionistas, não precisam se preocupar com a necessidade de conferência do calendário para 2023, pois não há.
Leia em seguida: Saiu Agora: NOVO REAJUSTE De SALÁRIO Para Alguns Aposentados
Como vai ser feita a prova de vida 2022?
Devido às mudanças nas regras da prova de vida do INSS, o procedimento passa a ser feito pelo órgão, com o cruzamento de dados que constam nas bases do governo federal, a partir deste ano.
Leia em seguida: Notícia Quente: Pode Ter Pagamento De Bolsa Família De R$ 900 Em Janeiro? Veja Agora
Por fim, os aposentados e pensionistas, apenas serão notificados caso não constem informações nas bases do governo que, possam ser usados para confirmar que o beneficiário está vivo. Mas, prevalece, os meios online, como a biometria, sem que precisem sair de casa para fazer a comprovação.
Leia em seguida: Surpresa: Lula Vai Aumentar Aposentadorias Por Invalidez; Veja Valores E Como Vai Funcionar
Confira também: LULA ACABA de MUDAR TUDO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!