Aprovado pelo STF no primeiro dia de dezembro, a revisão da vida toda para aposentados e pensionistas do INSS está disponível para todos os segurados que tiveram as maiores remunerações antes de 1994. Entretanto, cuidado com o golpe da revisão da vida toda:
Até a data do julgamento, os cálculos dos aposentados e pensões só poderiam ser realizados considerando os salários recebidos a partir de julho de 1994, ano em que entrou em vigor o Plano Real. Contudo, a revisão da vida toda não é obrigatória para todos os segurados.
Os ministros do Supremo entenderam que, por não ser vantajosa para todos os beneficiários, a solicitação da revisão deve ser escolha do aposentado. Assim, aqueles que quiserem continuar recebendo o benefício calculado de acordo com a regra atual, terão esse direito.
Lembrando que a revisão da vida toda só é vantajosa para os trabalhadores que recebiam salários mais altos antes de julho de 1994. Ao solicitar o novo cálculo, o valor que recebem nos dias de hoje do INSS receberá um aumento.
Entretanto, aqueles que eram remunerados com um valor menor nessa época, terão a aposentadoria diminuída caso solicitem a revisão.
Golpe da revisão da vida toda
A recente modificação abriu espaço para um novo golpe da revisão da vida toda que tem como vítimas os aposentados e pensionistas do INSS. A ação dos golpistas consiste em abordar os beneficiários e solicitar dados, bem como cobrando valores usando a revisão da vida toda como justificativa.
Leia Mais: Bolsonaro assina MP e 2023 já tem novo salário mínimo!
Normalmente, os mesmos fingem ser atendentes do órgão previdenciário, na qual pedem cópias de documentos, endereço, números de telefone e até de benefício com a desculpa de ser um requisito obrigatória para a revisão.
Em hipótese alguma, as pessoas cadastradas no INSS devem conceder os seus dados a desconhecidos.
Leia Mais: Ótima notícia para os aposentados: Folha de pagamento vai mudar! Veja as mudanças
A João Financeira orienta a todos os aposentados a ficarem atentos, tendo em vista que o INSS não entra em contato com os segurados para encaminhar processo de revisão da vida toda e muito menos cobra qualquer valor ou taxa para atualizar o cálculo do benefício.
Além disso, a revisão da vida toda só será feita no caso de ser solicitada pelo próprio beneficiário.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.