De fato, o salário-mínimo é uma das bases da vida do trabalhador brasileiro. Nesse sentido, o valor do salário-mínimo 2023 afeta toda a economia e possíveis variações que tendem a trazer consequências para a renda dos brasileiros.
Para entender melhor como isso funciona, veja abaixo as últimas informações sobre o salário-mínimo 2023!
Qual será o valor do salário-mínimo 2023?

No Congresso Nacional, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano já foi aprovada. Ela serve como base para a Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com a LDO, o salário-mínimo 2023 está previsto para R$ 1.302 – aumento de R$ 90 em comparação a esse ano.
Nesse sentido, mais uma vez, ele será corrigido apenas pela inflação projetada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), sem aumento real para o trabalhador. Ou seja, desde 2020, não há aumento real do salário para o trabalhador, mas, apenas para manter o seu poder de compra.
De que forma o salário-mínimo afeta a vida dos trabalhadores?
Desde quando foi instaurado no Brasil há mais de 80 anos, em 1940, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas, o salário-mínimo garante uma remuneração básica aos trabalhadores, para lhes dar qualidade de vida – moradia, alimentação, transporte, saúde e educação.
Nesse sentido, os reajustes que acontecem todos os anos afetam o poder de compra dos brasileiros, principalmente os mais pobres e aqueles que possuem recebem benefícios atrelados ao piso mínimo nacional como aposentados e pensionistas do INSS.
Na prática, a perda desse poder de compra afeta toda a economia do Brasil. Isso porque, com menos pessoas comprando, menor a quantidade de funcionários que a precisará e assim teremos um aumento da taxa de desemprego.
Podemos perceber que, o salário integra toda uma cadeia econômica. Por isso, é fundamental acompanhar todas as atualizações sobre os índices da inflação para que você não perca o seu poder de aquisição.
Leia mais: SAIU: Novo limite extra liberado para aposentados e pensionistas do INSS; Confira
E como é feito o cálculo do salário-mínimo?
De acordo com a Constituição Federal, o governo deve corrigir o valor do salário-mínimo pelo menos pela inflação acumulada do ano anterior, para que o trabalhador possa garantir o seu poder de compra no próximo ano.
Nesse sentido, a referência utilizada na correção do salário-mínimo é o do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), indicador de inflação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que tradicionalmente é usado em reajustes salariais.
INSS: Novo cartão benefício vai liberar dinheiro na conta de muitos aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!