Aposentados e pensionistas podem usar serviço que permite o bloqueio e desbloqueio de seus benefício para a contratação de empréstimo consignado. Dessa forma veja novas regras para bloquear e desbloquear beneficio do INSS:
Novas regras para bloquear e desbloquear beneficio do INSS

O INSS disponibiliza um serviço que permite que aposentados e pensionistas possam bloquear e desbloquear seus benefícios para a realização de empréstimos consignados. De acordo com o órgão, a solicitação pode ser realizada por meio da internet, sem a necessidade de comparecer à uma agência.
Para realizar o serviço de bloqueio e desbloqueio de benefício o titular da aposentadoria ou pensão ou representar legal que deve realizar o requerimento.
O procurador não tem direito de solicitar esse serviço. Dessa forma, não é possível realizar empréstimo consignado aos beneficiários que possuem procurador cadastrado.
Como faço a solicitação?
- Entre no Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, marque o nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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Documentos necessários:
O número do CPF é obrigatório em todos os casos.
Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
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Como saber a resposta do INSS?
- Acesse o Meu INSS;
- Clique em “Consultar Pedidos”;
- Encontre o processo na lista;
- Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
O que é MEU INSS?
O MEU INSS é um aplicativo que possui multi-dispositivos, na qual é possível acessar diversos serviços do INSS, como por exemplo simular aposentadoria, dar entrada em benefícios, bloquear e desbloquear benefício para empréstimo, agendar perícias, consultar extratos, entre outros. A plataforma está disponível para computadores e celulares (Android e iOS).
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