Muito celebrada desde sua aprovação, a Revisão da Vida Toda veio como uma alternativa aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que contribuíram antes de 1994 para que aumentassem suas aposentadorias.
Todavia, desde sua aprovação, a Revisão da Vida Toda já sofreu alguns pedidos de suspensão, até mesmo por parte do próprio INSS. Além disso, debates quanto ao funcionamento do serviço, datas para pagamento e outros aspectos da revisão também movimentaram o STF (Supremo Tribunal Federal).
Nesta matéria você confere:
- Como funciona a Revisão da Vida Toda;
- Quando devo solicitar a revisão?
- Revisão da vida toda pode diminuir meu salário?
Como funciona a Revisão da Vida Toda
Através do processo de revisão da vida toda, beneficiários e segurados do INSS podem incluir na média de cálculo das suas aposentadorias as contribuições prévias ao ano de 1994, quando o real foi adotado como moeda no Brasil.
Leia em seguida: Confira: A verdade sobre o 13º salário do INSS em 2023; Veja o que foi divulgado
Para ter direito à revisão, é necessário que o beneficiário em questão tenha se aposentado antes da reforma da previdência de 2019 e esteja aposentado há menos de 10 anos, podendo assim solicitar a revisão.
Leia em seguida: Boa notícia: Surpresa anunciada na folha de pagamento dos aposentados; O que irá mudar?
Todavia, como na revisão tradicional do INSS, o novo cálculo pode inclusive prejudicar o valor que o beneficiário recebe por mês. Para saber quando é benéfico solicitar sua revisão, continue lendo!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando devo solicitar a revisão?
Primeiramente é importante estabelecer que cada caso é um caso. Dessa forma, recomendamos buscar um profissional especializado em direito previdenciário e aposentadoria para que um cálculo seja realizado, avaliando assim possíveis benefícios em realizar a revisão.
Leia em seguida: Bolsa Família 2023: Como estão funcionando os pagamentos do benefício este ano? Entenda
Todavia, falando de forma abrangente, a revisão da vida toda pode ser benéfica para quem recebia altos salários antes de 1994, passou a receber menos depois ou teve poucas contribuições após o ano em questão.
Leia em seguida: Confira quais valores devem ser pagos em março para aposentados do INSS; Entenda pagamento duplo
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!