O INSS é um órgão do governo federal vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. Portanto, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios.
Além do regime nacional, os estados e municípios podem solicitar os seus regimes próprios financiados por contribuições específicas. O Instituto foi criado com base no Decreto nº 99 350 de 27 de junho de 1990. Portanto, houve a fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), com o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
Recentemente, o ministro da Previdência Social revelou que os segurados do INSS poderão ter acesso a um novo benefício. Confira mais detalhes
Novo cartão para segurados INSS
Conforme o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o INSS distribuirá um novo cartão de benefícios para os segurados a partir de março deste ano. A declaração foi feita no último dia 6.
O intuito é viabilizar descontos especiais para aposentados e pensionistas que são correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Portanto, o cartão será oferecido para todos os beneficiários do órgão, ou seja, cerca de 37 milhões de brasileiros.
Leia mais: Novidade: Pagamento de 13º suspensos para aposentados do INSS; Veja quem perderá abono
Além disso, uma das vantagens do cartão consiste no acesso a transportes públicos com validade para todo o país. Mas, no momento, o segurado precisa pedir uma autorização local para ter passe livre no transporte do seu município.
Segundo o ministro, não só os correntistas dos dois bancos públicos do país poderão ter novos benefícios. Carlos Lupi informou que procurará os bancos privados para também oferecerem vantagens semelhantes aos seus clientes que recebem algum tipo de seguro do Instituto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Atualizações para 2023
Além do cartão, o INSS está pagando um novo valor aos segurados. Afinal, o reajuste sancionado em dezembro do ano passado começou a valer a partir de janeiro. Veja o calendário de pagamento de 2023:

Leia mais: Notícia quente: Aposentadoria indevida é considerada crime; Saiba como evitar
Dessa forma, quem tem direito ao valor de um salário mínimo passa a receber R$ 1.302. Todavia, os aposentados e pensionistas que recebem o pagamento com um valor superior ao piso, tiveram o reajuste calculado de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!