Confira! Operação pente-fino do INSS obriga grupo de segurados a fazerem nova perícia. Saiba mais informações sobre esse procedimento aqui:
Por meio da publicação da Portaria n.° 2.965, o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, confirmou a realização de outra operação pente-fino que os benefícios previdenciários devem passar.
Nesse sentido, o propósito da operação que constantemente, o órgão previdenciário realizada, é detectar possíveis benefícios irregulares. Especialmente aqueles que haviam documentos faltando quando foram cadastrados.
A nova operação pente-fino do INSS vai ter como foco os benefícios de auxílio-doença, sem uma data prevista para finalizarem ou estejam a mais de seis meses sem realizar perícia médica.
Isentos do novo pente-fino
De primeiro momento, destacamos que não são todos os beneficiários que recebem o auxílio-doença, que terão os seus benefícios revistos. Conforme consta na Lei n.° 13.457/17, responsável por definir as regras que o órgão precisa observar ao fazer a revisão dos benefícios previdenciários.
Leia em seguida: Salário De R$ 3,8 Mil: PM-SP Está Com Concurso Aberto E Com 2,7 Mil Vagas
A operação pente-fino do INSS, deve deixar de fora os aposentados por invalidez com idade igual ou superior a 60 anos. Entretanto, os beneficiários que recebem o auxílio-doença e tenham 60 anos ou mais, podem ser convocados para a operação e ter seus benefícios cessados.
Afinal, diferentemente da aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença é temporário. Portanto, há o entendimento que ele pode encerrar em um momento, diante disso, mesmo os idosos beneficiados, podem ter os benefícios revistos.
Leia em seguida: Justiça Do Trabalho Reconhece Vínculo Empregatício E Uber Deve Indenizar Motorista
Quem são os alvos do novo pente-fino do INSS?
A revisão vai ter como alvo os aposentados e beneficiados pelos auxílio-doença com mais de seis meses sem passar pela perícia médica do órgão, bem como, não há uma data definida para sua alta ou indicação para ser feita sua reabilitação.
Leia em seguida: Preço Da Gasolina Nos Postos Assusta Consumidores; Veja Os Valores
Os beneficiados pelo BPC – Benefício de Prestação Continuada, também terão seus benefícios revistos pela operação pente-fino do INSS. Contudo, a operação vai estar em foco nos que não passam por revisão a mais de dois anos.
Além disso, para a convocação do Instituto deve observar a idade e o tempo que o segurado está em benefício. Assim, quanto mais novo for o beneficiário, mais chances terá de ser convocado. Em relação à manutenção, os mais antigos são os principais alvos para passarem pela perícia do órgão.
Leia em seguida: Previdência Privada É Um Bom Investimento? Confira Os Prós E Contras
Como ocorre a convocação?
Para convocar o segurado na operação pente-fino, o INSS entre em contato com ele, por meio de carta ou notificação através do Meu INSS. Em seguida, inicia o prazo de 30 dias para que ele apresenta a chamada defesa prévia. Por meio dela, o segurado vai precisar fazer a prestação de contas da irregularidade verificada, segundo o que consta na notificação.
Leia em seguida: Lula Quer Espaço No Orçamento De 2023 Para Farmácia Popular; Saiba Mais
No decorrer do prazo, o segurado precisa quanto antes fazer o agendamento da perícia médica, seja pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento, telefone 135.
Por fim, não apresentando sua defesa, o segurado terá o benefício suspenso de forma temporária, tendo mais 60 dias para fazer o agendamento da perícia médica. Mas caso não procure o Instituo, o benefício é cancelado em decorrência da operação pente-fino do INSS.
Leia em seguida: O Que É O Golpe Do Retrovisor E Como Se Proteger De Criminosos No Trânsito
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!