Confira agora! Descubra o que é margem consignável e quem tem direito de utilizar. Todas as informações você encontra aqui:
Entre as modalidades de crédito oferecidas pelo mercado, o empréstimo consignado é a que possui as melhores vantagens. A sua taxa de juros é baixa e o desconto das parcelas acontecem na folha de pagamento dos contratantes.
O serviço está disponível para contratação para os aposentados e pensionistas, beneficiários BPC, servidores públicos, militares, trabalhadores CLT e quem recebe a renda mensal vitalícia (RMV). Entretanto, para poder contratar o crédito consignado, eles precisam ter margem consignável disponível.
Siga acompanhando e saiba o que é margem consignável e mais detalhes sobre sua relação com empréstimo consignado.
O que significa margem consignável?

Margem consignável significa a porcentagem que o contratante pode comprometer do seu salário com contratações de empréstimos consignados, com regulamentação na Lei n.° 10.820/2003. Dessa forma, consiste em uma segurança para que ele não use toda a sua renda mensal com esse serviço.
Leia mais: Saiu Agora: 14° Salário Não Será Pago Em 2022! Veja O Que Mudou
Atualmente, os aposentados e pensionistas e beneficiários BPC, podem comprometer até 35% da sua renda mensal para contratar empréstimo consignado. Além disso, possuem 5% para cartão de crédito consignado e mais 5% para o novo cartão benefício do INSS, totalizando uma margem consignável de 45%.
Para que serve a margem consignável?
A margem consignável serve para impedir que o orçamento do contratante de empréstimos consignados seja comprometido somente com esse serviço. Desse modo, garantindo que não ocorra o superendividamento do contratante, pois o desconto das parcelas do valor contratado, ocorre na folha de pagamento.
Leia em seguida: Doenças Que Dão Direito A Aposentadoria Do INSS; Veja Agora
Como funciona a margem consignável?
Ao fazer a solicitação de um empréstimo consignado, se considera o salário mensal recebido pelo contratante e calculam a margem consignável que vai ser liberada. Portanto, os valores liberados para os solicitantes diferem, dentro da porcentagem de 35%.
Leia mais: 13º Salário Do INSS; Confira Calendário De Pagamento Dos Grupos Que Ainda Não Receberam
Continue acompanhando e confira mais informações sobre o que é a margem consignável.
Como consultar?
A consulta da margem consignável pode ser feita através do extrato de empréstimo consignado, conhecido também como histórico de consignação de empréstimos (HISCON). Através dele, você vai poder os créditos em andamento ou concluídos.
Leia em seguida: INSS: Perícia Médica Documental; Entenda O Que É E Como Solicitar
No documento vai constar como, por exemplo, o valor contratado, o número das parcelas, o prazo estipulado e a margem consignável. Para fazer a consulta rápida e fácil basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
Como é feito o cálculo da margem consignável?
Conforme mencionamos, o cálculo da margem consignável é feito com base no salário líquido da pessoa. Sendo possível ter mais de um empréstimo consignado ativo, mas sem ultrapassar a porcentagem de 35% para contratação do serviço.
Leia mais: Aprenda Como Usar Milhas Do Cartão De Crédito E Ganhar Dinheiro
Entretanto, verbas adicionais, como, por exemplo, remunerações temporárias, 13° salário, não são contabilizadas na margem consignável. Somente é considerado o valor do salário mensal do contratante de empréstimo consignado.
Leia em seguida: Duas Grandes Notícias: Mudou Tudo Nos Empréstimos Consignados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!