Confira agora! Saiba como funciona o golpe do retrovisor e como se prevenir desses ataques no trânsito. Saiba mais informações:
O golpe do retrovisor acontece com frequência, principalmente, no trânsito das grandes cidades. A modalidade se concretiza quando os criminosos batem no carro da vítima escolhida, estando eles por diversas vezes de bicicleta ou a pé. Desse modo, descendo o condutor do veículo ou aberta a janela, eles anunciam o assalto.
Continue sua leitura e confira, em seguida, mais informações sobre o golpe do retrovisor que preocupa os motoristas.
Golpe do retrovisor assusta motoristas
A modalidade de crime, conhecida como golpe do retrovisor, não é tão recente quanto parece. No passado, era denominado de “Golpe da Batida”, por meio do forjamento de um acidente de trânsito para que os criminosos pudessem abortar suas vítimas. Contudo, o viés dos bandidos é atingir somente o retrovisor do carro alvo.
Leia em seguida: Reajuste De Salário Mínimo E Volta De Programas Sociais: Os Planos De Lula Para 2023
Apesar de estar sendo cometido com frequência, a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), não divulgou dados sobre esse crime. Todavia, orientou que as vítimas façam as denúncia, para poder ocorrer a investigação dos fatos.
Confira, em seguida, trecho do Manual de Autoproteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a respeito dos cuidados ao golpe do retrovisor:
“Procure identificar em seus deslocamentos habituais postos policiais, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimento 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que em situação de emergência podem servir como ponto de apoio.”
Leia em seguida: Venceu Ação Contra O INSS? Você Pode Ter Uma Bolada Para Receber; Saiba Mais
Podemos citar também como medida de segurança, conduzir o veículo com as janelas fechadas, portas travadas, sem deixar em evidência celular, bolsa, relógio, celulares, carteira, entre outros objetos que possam chamar a atenção dos criminosos, ao você sair do carro.
Outra dica de prevenção ao golpe do retrovisor apresentado pelo Manual é:
Leia em seguida: INSS Vai Pagar ABONO EXTRA Em Novembro Para 5 Grupos; Veja Quem Recebe
“Não pare para auxiliar outros motoristas em locais isolados, mal iluminados ou em horas avançadas da noite. No caso de lhe parecer algum acidente ou alguém em dificuldades, avise à polícia imediatamente”, recomenda o manual.
Leia em seguida: Qual A Expectativa Do Mercado Financeiro Após Eleição Do Lula Para Presidente? Confira
Entretanto, se ter realmente ocorrido uma colisão, os envolvidos devem buscar o posto policia mais perto ou outros locais com movimentação, para poderem fazer um acordo de reparação dos danos ocasionados.
Virei uma vítima, o que fazer?
O condutor que for vítima do golpe do retrovisor, precisa ir até uma delegacia da Polícia Civil ou a Delegacia Eletrônica, para fazer o boletim de ocorrência. O procedimento precisa ser feito mesmo quando o objeto não possua um valor considerável, auxiliando na investigação e aplicação de medidas preventivas para esse tipo de crime.
Leia em seguida: Veja 15 Situações Em Que Você Pode Sacar O FGTS
Mais dicas de como evitar o golpe:
- Prefira estaciona seu veículo em locais com movimentação, preferencialmente naqueles em que ao redor tenha estabelecimentos que funcionam 24 horas;
- Conduza o veículo com vidros fechados e portas travadas;
- Se perceber indícios de um acidente em local mal iluminado, a noite, local isolado, não apre, mas acione a polícia;
- evite ao máximo usar objetos de valor enquanto dirige.
Leia em seguida: O Que Pode Acontecer Com Dívida Acumulada De Cartão De Crédito?
Por fim, tome muito cuidado, pois o golpe do retrovisor pode ocorrer até mesmo em pequenos centros e a luz do dia. Qualquer movimentação suspeita, não pare o veículo caso não tenha ocorrido realmente um acidente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!