O Que Fazer Quando O INSS Nega A Aposentadoria Especial? Veja Aqui

Ao alcançar o tempo de contribuição necessário, muitos segurados enfrentam a frustração de terem seu pedido de aposentadoria especial negado pelo INSS.

Os motivos para essa recusa são variados, tornando o tema mais complexo do que aparenta ser. Por isto trouxemos este texto, vamos clarear essas dúvidas e auxiliar na tomada de decisões sobre o que fazer! Continue lendo para aprender mais!

Requisitos para Aposentadoria Especial em 2024

O Que Fazer Quando O INSS Nega A Aposentadoria Especial? Veja Aqui
O Que Fazer Quando O INSS Nega A Aposentadoria Especial? Veja Aqui (Fonte: Edição / Jornal JF).

Qualquer pessoa que tenha desempenhado atividades prejudiciais à saúde, envolvendo exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos, tem direito à aposentadoria especial após 25 anos de contribuição.

Leia mais: INSS libera Empréstimo Consignado de até 20 mil para Aposentados e Pensionistas! Então não perca!

Exceções são aplicadas a casos específicos, como trabalhadores de extração de minério e carvão, que demandam menor tempo de contribuição.

A comprovação dessas atividades nocivas à saúde exige detalhes específicos, como a descrição das atividades desempenhadas, métricas de exposição danosa e indicação de proteção contra os agentes nocivos.

A ausência de documentação técnica adequada é a principal razão para do INSS para negar a concessão da aposentadoria especial.

Como Fazer O Pedido De Aposentadoria?

O pedido de qualquer aposentadoria, incluindo a especial, pode vir realizado de forma totalmente remota através do acesso digital pelo MEU INSS.

Os protocolos eletrônicos iniciam um processo administrativo integrado, reunindo informações sociais, previdenciárias e trabalhistas do segurado.

Leia mais: Calendário de Pagamento Confirmado! Assim, INSS divulga datas e valores dos pagamentos em janeiro

Documentos referentes à condição de saúde, comprovação de atividade especial e outros relacionados ao pedido são incluídos no processo administrativo.

Assim, toda documentação precisa estar detalhada no processo, não apenas para justificar a decisão do INSS, mas também para permitir a defesa do segurado caso negado.

O MEU INSS possibilita o download do processo administrativo em PDF, fornecendo ao advogado especialista meios para entender a situação do segurado e orientá-lo em busca de uma solução prática.

Tempo de Análise do INSS

Compreender o tempo médio de análise do INSS é crucial para antecipar desafios após a negativa da aposentadoria especial.

Isso não apenas ajuda a identificar documentos faltantes, mas também a escolher a melhor estratégia defensiva.

A judicialização pode ser uma opção, mas é fundamental apresentar todos os documentos disponíveis ao INSS antes de recorrer ao judiciário.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIA de Última Hora pelo WhatsApp

O Que Fazer Caso O Pedido Venha Negado?

Diante do pedido negado pelo INSS, é essencial adotar estratégias adequadas. Em primeiro lugar, conferir as documentações.

Caso não seja as documentações, ou não haja documento o suficiente, mesmo sem documentação, há possibilidade recorrer à justiça, ouvir testemunhas e buscar alternativas para comprovar a atividade especial.

Se o segurado antecipa que seu pedido será negado por falta de documentos, é aconselhável não aguardar a decisão do INSS.

Um advogado pode orientar sobre a possibilidade de recuperar documentações na Justiça enquanto o INSS organiza a documentação disponível e elabora os motivos de indeferimento.

Caso neguem, mesmo com novos documentos e tudo em acordo, vale entrar na justiça. E caso não dê certo, estudar outras possibilidades de aposentadoria para sanar o problema.

Leia mais: ATENÇÃO: INSS vai PAGAR automaticamente VALORES na CONTA dos APOSENTADOS! Então não perca!

Ultima opção: outras Aposentadorias do INSS

Entender as opções de aposentadoria no INSS vai além da aposentadoria especial. O planejamento previdenciário se destaca como um estudo personalizado para orientar sobre a opção mais vantajosa.

Com as recentes mudanças na legislação previdenciária, considerar outras modalidades de aposentadoria pode ser financeiramente mais vantajoso.

Veja Também:

VITÓRIA dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS INSS 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.