No geral, as dívidas são os principais problemas financeiros da maior parte dos brasileiros e isso fica ainda pior quanto outras pessoas que fazem a dívida no seu nome. Por mais incrível que pareça esse fato é muito comum entre familiares e amigos. Contudo, em alguns você por ter sido vítima de um golpe ou fraude.
Sendo assim, confira agora o que fazer se fizerem dívidas no seu nome. Continue lendo esse artigo!
Consulte suas dívidas para saber o que houve
Mesmo que muitos não saibam, algumas dúvidas podem surgir de maneira indevida, sendo por causa de erros por parte da empresa cobradora ou até em razão de fraudes. Em ambos os casos, é necessário tomar conhecimento dessa pendência no seu nome e por isso é importante acessar os sistemas de proteção de crédito, como o SPC e Serasa.
Essa checagem é um direito do consumidor e por isso você deve entrar no sistema para entender o que está acontecendo. A partir do momento que você identificou a dívida é necessário conferir a legitimidade da mesma, ou seja, ver se você realmente deixou de pagar ou fizeram uma dívida no seu nome.
Leia mais: Empréstimo consignado com desconto irregular pode gerar multa para o banco; saiba mais
Vale lembrar que, além das fraudes, algumas empresas podem fazer o uso indevido dos sistemas de proteção de crédito e acabar cadastrando seu nome por engano. Para cada um dos casos existe uma forma de resolver e vamos tratar disso nos próximos tópicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como acabar com as dívidas indevidas: cobrança errada
Em suma, a recomendação para esse caso é que o indivíduo com o nome negativado ou sujo entre em contato com a empresa cobradora a fim de resolver esse problema de forma pacífica. Assim, é necessário comprovar que essa dívida está errada e você está sendo vítima de uma cobrança injusta.
Contudo, quando não há solução, o que resta é entrar com uma ação judicial contra a empresa pedindo para que o seu nome saia do sistema de proteção de crédito. Além disso, em alguns casos, quando há danos ao indivíduo, é possível até tentar o dano moral.
Leia mais: INSS paga quantas parcelas de pensão por morte?
Veja o caso de exemplo: José acaba de verificar que está sendo cobrado uma dívida indevida ou no valor errado e para resolver isso ele entra em contato com a empresa. Não obtendo resultado, ele decide iniciar um processo judicial para retirada do seu nome do SPC e Serasa, além disso é possível ganhar indenização por danos morais.
O que fazer em casos de dívidas por causa de fraude?
Em suma, nesse caso a indicação dos advogados geral é que o consumidor imediatamente entre em contato com a empresa cobradora para tentar um acordo extrajudicial. Ademais, é importante que você tenha meios de comprovar que foi vítima de uma fraude.
Leia mais:INSS libera novo cartão no valor de R$1654 – Saiba como solicitar
Assim, em alguns casos as empresas são mais acessíveis compreendem a situação, entrando com a ação de retirada do seu nome dos órgão de proteção de crédito. Contudo, quando isso não acontece é necessário entrar com ação na justiça de declaração de inexistência de débito.
Leia mais: Lula vai mudar cálculo do reajuste do salário mínimo: veja como vai funcionar
Dessa forma, é importante contratar um profissional de qualidade para acompanhar o caso e também fornecer todas as comprovações necessárias para provar a fraude. Ademais, em alguns casos é possível até pedir a famosa indenização por danos morais.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o pagamento do INSS. Clique no link e saiba mais.
INSS divulga lista de quem vai receber uma BOLADA da Justiça esse mês
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!