Muito comemorada dentre aposentados, pensionistas e demais envolvidos com os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Revisão da Vida Toda permite que valores prévios ao ano de 1994 sejam inclusos no cálculo de aposentadorias e outros benefícios previdenciários.
Todavia, o que nem sempre é dito, é que a Revisão da Vida Toda pode reduzir seu salário, aposentadoria ou benefício do INSS. Entenda aqui porque isso pode acontecer e como prevenir seu pedido de prejudicar o valor recebido.
Revisão da vida toda pode diminuir seu salário, veja como evitar
A revisão da vida toda permite que contribuições prévias ao ano de 1994, quando foi implementado o real como moeda, sejam agora incluídas no cálculo médio da aposentadoria. Dessa forma, diversos contribuintes com salários mais altos no período ou contribuições prévias ao ano em questão podem receber mais em suas aposentadorias.
Leia em seguida: Descubra se você tem direito a receber R$ 1 bilhão em atrasados do INSS; Veja como receber
Todavia, caso o beneficiário não fique atento, a revisão da vida toda pode, sim, diminuir o valor que recebe por mês. Isso, pois, caso o beneficiário solicite a revisão, mas a nova média seja inferior à média atual, a revisão pode reduzir ativamente o valor do benefício.
Leia em seguida: Atenção: Veja como receber dois pagamentos de R$ 660 do INSS; Entenda o que são esses valores
Para evitar situações como essa, recomendamos utilizar calculadoras específicas para a revisão da vida toda ou contratar um advogado especializado em direito previdenciário antes de realizar sua solicitação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quando devo solicitar a revisão da vida toda?
Por via de regra, recomenda-se a revisão da vida toda somente para quem tinha salários mais altos antes de 1994, passou a receber menos depois ou contribuiu pouco com o INSS após o ano em questão.
Leia em seguida: Confira: Quais doenças garantem direito a aposentadoria do INSS; Veja a lista
Ainda assim é preferível contatar um especialista para que seja avaliado o seu caso em específico, evitando assim que a revisão prejudique sua situação junto ao INSS.
A revisão da vida toda deve ser solicitada mediante ação judicial, com a ajuda de um advogado.
Leia em seguida: Empréstimo consignado para representante legal do BPC: é possível solicitar?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!