Saiba o que muda na prova de vida 2023 para os aposentados e pensionistas. Acesse aqui tudo o que você precisa saber:
Antes do governo Bolsonaro mudar o procedimento da prova de vida, os aposentados e pensionistas, todos os anos, estavam obrigados a comparecer à instituição responsável pelo seu pagamento. O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, usa a comprovação para saber se os titulares das aposentadorias e pensões, podem continuar recebendo seus salários de benefício mensais.
No entanto, os beneficiários acabaram ficando um pouco confusos e buscam saber o que muda na prova de vida 2023. Por isso, preparamos essa matéria, especialmente, para você que deseja saber como o procedimento vai funcionar a partir de agora. Continue acompanhando!
O que muda na prova de vida 2023?
Todos os anos, a Previdência Social, divulgada o calendário de pagamento com as respectivas datas que os aposentados e pensionistas, precisavam comparecer na instituição responsável pelo pagamento do seu benefício e fazer a comprovação. Desse modo, com a mudança a prova de vida passa a ser automática, ou seja, ficam de responsabilidade do INSS realizar o procedimento.
Leia em seguida: Ótima Notícia: Essas Pessoas Podem Se Aposentar Pelas Regras Antigas; Veja Se Você É Uma Delas
Um dos pontos que influenciaram na mudança do método adotado para o cruzamento de dados, em bases do governo federal, foi a dificuldade de locomoção que muitos aposentados e pensionistas enfrentam. Dessa forma, para continuar fazendo os pagamentos, o próprio INSS, deve verificar se o titular do benefício está vivo.
Agora, que você sabe o que muda na prova de vida 2023, precisamos relembrar que do mês de fevereiro a dezembro do ano passado, o procedimento tinha sido suspenso. Isso porque, a Previdência Social, precisava aprimorar seus sistemas para que a comprovação, neste ano, passasse a ser automática.
Leia em seguida: Pagamento Do 14° Salário Dos Aposentados Vai Ter Mudanças: Veja Aqui
Atualmente, a prova de vida é feito pelo INSS, através do cruzamento de dados que constem dos aposentados e pensionistas em bases do governo federal. Portanto, existem atos que você pode fazer que vão ser consideração para a comprovação e seus pagamentos continuarem sendo feitos. Veja:
- Atualização do CadÚnico;
- Atendimento presencial em uma agência do INSS;
- Acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- Recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- Contratação de empréstimo consignado;
- Vacinação;
- Votação nas eleições.
Leia em seguida: Atenção: Estes Profissionais Podem Ter Direito A Aposentadoria Especial; Veja Quais São
Como vai ser feita a prova de vida automática?
O que muda na prova de vida 2023 é que ela passou a ser automática para os aposentados e pensionistas. E, deve ser feita por meio dos atos que o beneficiário tenha feito e constem na base de dados do governo feral, como os que listamos anteriormente. Confirmando, assim, que estão vivos e podem continuar recebendo o benefício.
Leia em seguida: Notícia Quente: Bolsa Família Vai Mudar Em Fevereiro; Veja Mudanças
O prazo para o INSS adequar o seu sistema com o que muda na prova de vida 2023, estava definido até o dia 31 de dezembro do ano passado. A partir de então, os beneficiários não precisam mais se deslocar de suas casas para comprovarem que estão vivos e continuar recebendo seu salário.
Leia em seguida: Boa Notícia: Saiba Como Acelerar A Aposentadoria Pelo INSS; Veja Essas Dicas
Por fim, caso não seja detectado atos praticados pelos aposentados e pensionistas, o INSS, vai notificar o beneficiário. Entretanto, devem prevalecer meios que evitem o deslocamento do segurado de sua residência, para fazer o procedimento, como a comprovação por biometria, por exemplo.
Leia em seguida: Maravilha: INSS Anuncia 13 Tipos De Aumento Nos Benefícios; Veja Lista
Confira também: EXTRA de MAIS de R$ 500,00 SEM JUROS LIBERADO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!