Na manhã de hoje, uma grande operação envolvendo a Polícia Federal foi realizada no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação, denominada Operação Metamorfose, visa combater fraudes previdenciárias que têm causado grandes prejuízos ao INSS.
Como a Operação Metamorfose está sendo realizada?

A operação inicia-se nas primeiras horas da manhã, com a polícia executando simultaneamente diversos mandados de prisão e de busca e apreensão. Segundo informações da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, os mandatos cobrem áreas extensas, incluindo outros municípios além do Rio, como Nilópolis e Mesquita. Entre os investigados, destaca-se um servidor do INSS.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Qual o impacto da fraude no INSS?
Estima-se que o esquema criminoso tenha causado um prejuízo inicial de cerca de R$ 8 milhões à Previdência Social. Caso as ações fraudulentas não tivessem sido interceptadas, o potencial de perda poderia alcançar até R$ 12,3 milhões, conforme destacado pelos investigadores.
Leia mais: Reforma no FGTS: O que muda com a Nova Proposta?
Quais são os principais objetivos da Operação Metamorfose?
Um dos principais objetivos da operação é desarticular a base operacional da quadrilha, que se utiliza de identidades falsas e reativa benefícios de titulares já falecidos. Diversos membros da quadrilha atuavam como procuradores legais de beneficiários “fantasmas”, engajando-se em fraudes especialmente focadas em pensão por morte e Benefícios de Prestação Continuada (BPC-Loas).
Leia mais: Escândalo no Futebol: Desvios Milionários na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul
Além disso, a Polícia Federal acredita que a detenção das lideranças do grupo criminoso irá desestruturar os planos futuros da organização, protegendo assim os fundos e beneficiários legítimos do INSS. Após a concessão fraudulenta do benefício, os criminosos abriam contas em bancos para movimentar e sacar os valores obtidos ilicitamente.
Como as operações policiais afetaram a comunidade local?
As atividades policiais no Complexo do Alemão acarretaram o fechamento temporário de escolas e unidades de saúde na área, afetando a rotina dos residentes. As aulas foram suspensas em pelo menos quatro escolas municipais, e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres cancelou todas as visitas domiciliares previstas para hoje.
Leia mais: Como Ex-BBBs Transformam Liberdade em Oportunidades de Carreira!
Este evento marca uma etapa significativa no combate à corrupção e ao crime organizado no setor previdenciário. A Polícia Federal reforça seu compromisso em garantir a integridade dos serviços públicos e a segurança dos cidadãos, agindo firmemente contra as irregularidades que comprometem a administração pública e afetam economicamente o país.
Veja Também: 6 Milhões de APOSENTADOS vão ficar sem Antecipação
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!