Uma das dúvidas mais recorrentes dos aposentados esse ano é se o pagamento do décimo terceiro salário do INSS vai acontecer de forma antecipada em 2023. Há três anos, está acontecendo essa antecipação por conta das emergências decorrentes da pandemia de Covid-19. Veja como ficará o abono em 2023.
O décimo terceiro salário do INSS corresponde a um abono pago aos beneficiários. O valor do abono é de uma renda mensal do beneficiário. Historicamente, o INSS paga em duas parcelas, cada uma de 50% do valor total, geralmente nos meses de setembro e dezembro.
Contudo, nos anos de 2020, 2021 e 2022, houve a antecipação nos seguintes períodos: em 2020 antecipou para os meses de abril e maio; em 2021, para os meses de maio e junho e em 2022, para os meses de abril e maio.
Leia mais: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte! URGENTE CONFIRMADA AGORA Decisão
Décimo terceiro salário do INSS será antecipado em 2023?
O INSS fez a divulgação do calendário de pagamento para o ano de 2023. As datas são definidas de acordo com o último número do benefício e conforme a renda. Ou seja, quem ganha um salário mínimo e quem recebe mais que isso, mesmo que tenham os mesmos números finais de benefício, recebem em dias diferentes.
Quanto ao calendário de pagamento do 13º salário, até então, não há a expectativa de antecipação do abono natalino. Para poder haver a antecipação, o Presidente da República precisa assinar um decreto autorizando o pagamento em datas anteriores às já definidas pelo Instituto.
Leia mais: Notícia quente: Como se aposentar esse ano pelo INSS? Veja as regras
Aumento de salário do INSS
O salário mínimo aumentou para R$ 1302 em 2023. Esse valor já vai entrar na conta dos beneficiários que recebem um salário mínimo a partir do dia 25 de janeiro, quando o calendário de pagamentos do INSS inicia. Dessa forma, para quem ganha um salário mínimo, recebe as duas parcelas de R$ 651 cada referente ao décimo terceiro salário INSS.
Então, como já falado antes, ainda não há expectativa de pagar de forma antecipada. A princípio, esses valores serão junto as folhas de setembro e dezembro, quando o INSS define o pagamento do abono natalino.
Leia mais: Atrasados do INSS 2023: Valores liberados!

Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!