Estar com o nome sujo é um problema para as pessoas, pois impede que elas façam alguma contratação de crédito e até comprem bens. Até existem algumas linhas de crédito voltadas para essas pessoas, mas geralmente são caras e com menos vantagens. Confira agora algumas dicas de como limpar nome sujo.
Além de impedir que o cidadão faça a contratação de bens e serviços, a dívida pode contar com juros e multa, o que aumenta o seu valor inicial. Portanto, quanto mais tempo a pessoa demora para pagar, mais vira uma bola de neve e mais ela pode encontrar dificuldades para quitar posteriormente.
Como limpar o nome sujo?
Antes de mais nada, você precisa reconhecer a sua dívida. Após isso, pode buscar uma renegociação desse pagamento com a empresa para a qual você está devendo. Essas renegociações são feitas com base no que o cidadão pode pagar mensalmente.
Dessa forma, caso haja renegociação, a pessoa tem o seu nome retirado dos birôs de crédito, tais como SPC ou Serasa. Mas, caso deixe de pagar as parcelas, o nome retorna a eles.
Contudo, de nada adianta conseguir limpar o seu nome se a sua vida financeira não for saudável, pois as chances de voltar a contrair alguma dívida é grande. Veja algumas dicas de como evitar as dívidas.
Leia mais: Derrota do INSS: Aposentados e Pensionistas Podem Receber R$ 2,4 bilhões em Atrasados
Anote tudo e organize o orçamento
Uma das maneiras de não entrar em dívidas é anotar tudo o que você consome, compra e tudo o que você precisa pagar. Dessa forma consegue controlar e fazer um comparativo do que ganha e do que gasta, sempre cuidando para não extrapolar os valores.
Também é importante anotar de acordo com o tipo de gasto. Por exemplo, os gastos fixos (aqueles que você precisa pagar em um período de tempo determinado) e os variáveis. Você precisa organizar todo dinheiro que entra e sai, saber para onde está indo cada parte do seu orçamento e ver os locais que permitem cortes. Para isso, você pode utilizar planilhas de gastos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Priorize as dívidas com os juros mais altos
Uma ótima estratégia de negociação é priorizar as dívidas que possuem juros mais altos, conhecidas também como dívidas com juros abusivos. Isso porque, quanto maior a taxa de juros, maior será o custo total da dívida, e mais difícil será sair dela. Durante a negociação, tente reduzir ainda mais o custo do débito para acelerar o processo de saída da dívida.
Leia mais: Empréstimo consignado: Como funciona e como posso solicitar?
Busque ajuda profissional
Se achar necessário, busque a ajuda de um especialista que entenda sobre o assunto, como um advogado especialista em dívidas ou um consultor financeiro. Em plataformas digitais, como o YouTube, existem diversos canais gratuitos que tratam de forma muito clara sobre como sair das dívidas. A ajuda financeira pode ser um pilar de como se livrar das dívidas e limpar o nome sujo.
Leia mais: Como descobrir em qual lote vou receber a restituição do IR 2023?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!