O Banco Central desenolveu o sistema de valores a receber (SRV) para devolver a população valores “esquecidos”.
O valores “esquecidos” se referem a dinheiro que por algum motivo está sem movimentação nas instituições financeiras. Pode se refere a um valor remanescente em uma conta-corrente já encerrada ou a valores não aproveitados em programas de consorcio.
Sendo assim, o programa prevê o pagamento destes valores que foram esquecido por seus beneficiários. Desse modo, o dinheiro está retido em alguma instituição financeira.
Portanto, o SRV é uma forma da população consultar se existe algum valor do qual esqueceu e em qual instituição financeira ele ficou guardado.
O pagamento da primeira etapa do programa já foi efetuado. A segunda etapa ainda não tem data prevista, mas será liberado R$ 4,1 bilhões de reais. Entenda.
Quem pode receber dos valores esquecidos
Na primeira etapa de pagamentos do Sistema de Valores a Receber, os consumidores que fizeram o saque, deveriam ter valores esquecidos devido a:
- Encerramento de conta-corrente ou poupança com valor remanescentes
- Pagamentos indevidos descontados direto da fonte de pagamento do beneficiário
- Direito a cotas capital e rateio de valores de cooperativas
- Pagamento de consórcio e não foi contemplado ou não resgatou os valores
Leia Mais: Parcela única 13º salário: Veja quem NÃO RECEBE!
E na segunda fase de pagamento quem poderá receber?
Além dos requisitos da primeira fase, o Banco Central aumentou a lista de valores esquecidos. Portanto, os critérios da primeira fase ainda serão contados.
Leia Mais: Empréstimo Auxílio Brasil: Saiba como fazer o empréstimo do auxílio Brasil
Requisitos acrescidos para ter a possibilidade de sacar o valor pelo SRV:
- Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Crédito;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Como consultar o Sistema de Valores a Receber

Até o momento o Banco Central não divulgou a data que começará os pagamentos da segunda etapa do SRV.
Leia Mais: Precatórios INSS: Como funciona o pagamento?
Desse modo, os pagamentos foram atrasados devido a uma greve dos funcionário do Banco Central que já finalizou. Mas, o sistema também está passando por uma atualização para melhor o desempenho e eficiência do sistema.
Uma novidade da atualização do sistema é que aqueles que possuírem valores a receber poderão requerer o saque do dinheiro no mesmo momento da consulta.
Dessa forma, na primeira etapa para requerer o saque era necessário retornar ao site na data agendada.
Para consulta o sistema do SRV, basta acessar o site do Banco Central e selecionar opção “Sistema de Valores a Receber” ou, então, entrar diretamente no endereço valoresareceber.bcb.gov.br.
Para fazer o login você deve possuir cadastro nas contas Gov.br. Caso não tenha, basta acessar o site “gov.br” e fazer o seu login e senha.
A consulta ao SRV informa assim a instituição financeira que deve devolver o valor, a origem do valor esquecido e o total que será recebido.
O requerimento de saque poderá ser feito no ato da consulta e o beneficiário poderá escolher a forma de pagamento, seja por PIX ou pessoalmente na via instituição financeira.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 13º SALÁRIO PARA BPC. Clique no link e saiba mais:
Deputado luta por décimo terceiro salário para BPC; entenda
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.