Essa semana o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) começa a realizar os pagamentos dos benefícios aos cidadãos. Os beneficiários podem fazer a consulta dos valores a partir do dia 25 de agosto. Confira mais informações:
O calendário de pagamento do INSS é ordenado pelo último número do benefício de cada cidadão. Ou seja, nem todos recebem no mesmo dia para que não haja uma sobrecarga nos sistemas bancários. Além disso, há uma divisão entre os beneficiários que recebem um salário mínimo e quem recebe mais que isso.
Leia mais: Bancos estão liberando 14º salário antecipado
Atualmente, são 36 milhões de cidadãos que recebem algum benefício do INSS. De acordo com a Previdência Social, 60% dos beneficiários recebem um salário mínimo e apenas 40% recebe mais que isso. O calendário de pagamento é divulgado sempre no ano anterior.
O número de benefício é uma sequencia de 10 dígitos. Considera-se como último número de benefício aquele antes do traço e dígito verificador. Por exemplo, se o número do benefício for 123.456.789-0, o último número é o 9.
Também é importante lembrar que os beneficiários do INSS não podem receber menos de um salário mínimo (R$1212), mas o Instituto determina um teto salarial. Ou seja, um valor máximo que os beneficiários podem receber. Em 2022, o teto salarial é de R$7087.
Leia mais: Saiu agora: Salário mínimo do INSS anunciado novo valor
Datas de pagamento do INSS 2022

Os beneficiários começam a receber o seu salário correspondente ao mês de agosto no dia 25, quinta-feira. Os pagamentos vão até o dia 08 de setembro. Primeiramente recebem aqueles que possuem o número final 1 e que ganham um salário mínimo. Para quem recebe mais de um salário mínimo, há a liberação junto com outros grupos, devido a quantidade de beneficiários ser menor.
Como consultar o número do benefício?
Os beneficiários do INSS que não sabem o número de seu benefício podem realizar a consulta pelo extrato do benefício. Além disso, o extrato do INSS dá acesso a diversas informações sobre o benefício recebido. Dentre essas informações estão: data de pagamento do INSS, 13º salário, benefício ativos e cessados, detalhamento de descontos e do que está sendo pago, desconto de Imposto de renda e empréstimo consignado, bem como as movimentações realizadas e previstas.
Os beneficiários podem emitir de forma rápida e sem sair de casa. Dessa forma, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Veja como fazer:
Leia mais: Novo cartão de crédito para aposentados; Confira valores
Passo a passo para emitir o extrato do pagamento do INSS

- Acesse o site ou Aplicativo Meu INSS;
- Faça o login com senha e CPF;
- Em seguida, clique em “Extrato de Pagamento”;
- O extrato aparece na tela e o beneficiário pode analisar as informações sobre o seu benefício. Para o detalhamento, basta clicar na opção desejada e as informações extras serão mostradas.
- Ao clicar na seta que fica localizada no lado direito do seu visor, vai ser possível verificar os acréscimos e descontos do mês;
- Para imprimir o extrato, basta clicar em “Baixar PDF”.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!