Pandemia do Covid-19 expande trabalhadores afastados e sobe solicitações por benefícios do INSS !!
A pandemia do covid-19 já retrata na concessão de benefícios do INSS, mais propriamente o auxílio-doença. Segundo a Secretaria de Previdência no primeiro semestre de 2021, 64.861 pessoas precisaram ser afastadas do trabalho por conta da Covid-19.
Leia mais: LIBERAÇÃO de abono EXTRA de 2 MIL, VEJA como será em 2021 e quem TERÁ O DIREITO!
No ano passado 2020, nos primeiros seis meses já em meio a pandemia, 37.045 indivíduos que trabalhavam, precisaram dos benefícios do INSS. Com isso, teve aumento no índice de 42,8%. Porém, o contexto era diferente, pois os primeiros casos de COVID-19 foram diagnosticados no Brasil apenas a partir do mês de março.
Sem contar as contaminações, 11.768 profissionais precisaram ser afastados por episódios depressivos e de ansiedade extrema. Outro aumento identificado foi na concessão de aposentadoria por invalidez por conta de decorrência de problemas mentais que afetaram o psicológico de diversas pessoas.
Teve um vantajoso aumento de 241,9 mil para 291,3 mil de 2019 para 2020, resultando em uma alta de 20,4% tratando-se de porcentagem. Com isso, é explícito o constante crescimento no pedido dos benefícios do INSS com a chegada da COVID-19 em nosso país.
Porém, há um grande apuro para a adesão desse tipo de aposentadoria aos segurados com depressão. Segundo os advogados, na prática, há uma insensibilidade por meio dos médicos que fazem a perícia diante da depressão e problemas que envolvem o psicológico de uma pessoa.
A doença só é diagnostica por relatório médico, para ser concebido benefícios do INSS devido à depressão é mais improvável. Mesmo com as atividades em própria residência, houve o grande aumento de casos de transtornos gerados pela ansiedade e anseio pela atual situação que nos encontramos.
Advogados especialistas em direito previdenciário recomenda que os segurados tenham o máximo de documentos médicos, como relatórios, laudos, prontuário, entre outros, para atestarem a condição clínica e psiquiátrica que se encontram no momento da perícia.
Para conseguir benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez é necessário passar pela perícia. Essa precisa ser agendada e na ocasião o médico perito irá verificar toda a documentação e realizar o exame.
Requisitos dos benefícios do INSS para receber Auxílio doença:
- Obter 12 contribuições mensais à Previdência Social;
- Estar incapacitado temporariamente para o trabalho;
- Comprovar, por meio de laudos e consultas, os problemas de saúde que impossibilitam o trabalho;
- Estar afastado do trabalho há mais de 15 dias consecutivos, devido à doença;
- Estar afastado do trabalho há mais de 15 dias intercalado, em um prazo de 60 dias, por causa da mesma doença.
Aposentadoria por invalidez
- Ter de 12 contribuições mensais, com exceção nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho;
- Estar incapacitado definitivamente para o trabalho habitual.
Leia mais: FIQUE PREPARADO PARA O PENTE-FINO DO INSS QUE COMEÇA NESTE MÊS- VEJA TUDO SOBRE !!
Já conhece nosso canal? Temos um vídeo feito especialmente para você, olhe o vídeo abaixo do nosso canal João Financeira:
Se você gostou das informações sobre como a pandemia fez aumentar os benefícios do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS:
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Não esqueça de visitar nosso canal no YouTube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: