CUIDADO! Pente fino do INSS pode fazer com que você perca seu benefício. Aposentados e pensionistas do instituto devem ficar atentos com a nova fase do pente-fino em seu cadastro.
O Pente fino do INSS é uma revisão no cadastro do beneficiário na qual identifica casos inadequados de recebimento, trazendo mais alívio aos cofres públicos. Dessa vez, o pente fino teve início no mês de novembro, e pode afetar muitos segurados. Portanto, saiba o que fazer para evitar o bloqueio:
Pente fino do INSS
Em primeiro lugar o INSS envia uma notificação para pessoas com cadastro irregular ou outras pendências. Essa mensagem chegará através do portal Meu INSS. A ideia do INSS é de fato passar um “pente fino” e revisar principalmente os benefícios de pessoas que recebem auxílio-doença, BPC/LOAS e aposentadoria por incapacidade permanente.
Caso o INSS encontre qualquer tipo de irregularidade, convocará a pessoa em questão para regularizar a situação. Ou, caso seja necessário, ir até uma agência do INSS a fim de passar por novas avaliações ou perícias médicas.
Leia Mais: Acaba de Sair: Aumento de Salário anunciado para quem ganha acima do mínimo; Veja agora
Dessa forma, você só precisará comparecer no horário marcado e passar pela avaliação, para saber se poderá seguir recebendo o valor do seu benefício.
No caso do auxílio-doença, por exemplo, caso o médico verifique que o segurado esteja apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento é suspenso de forma imediata.
Leia Mais: 13º salário INSS será liberado para aposentados em 2023?
Como evitar bloqueio do beneficio INSS
Na prática, tudo o que você precisa fazer é ter certeza de que seu cadastro está em dia. Já no caso da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não passaram por perícia médica há mais de 6 meses, ou não possuem previsão de alta, deverão passar pelo pente-fino do INSS.
É válido ressaltar que a operação do pente-fino do INSS acontecerá até abril de 2023, e até lá você poderá ser convocado a qualquer momento.
Leia Mais: Aposentados têm dois pagamentos liberados em dezembro; saiba quais são agora mesmo! Consulte
Quem fica de fora do pente-fino do INSS 2022?
Quem fica de fora do pente-fino do INSS 2022 e não pode perder o benefício, são aqueles que possuem 55 anos de idade, ou mais, e que recebem auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade há mais de 15 anos. Também não estará na mira do pente fino do INSS os aposentados por invalidez que tenham 60 anos ou mais.
Leia Mais: SURPRESA na folha de pagamento dos aposentados: Veja isso agora
Confira também: Margem social do INSS libera R$20 mil para aposentados
Leia Mais: Grande surpresa: Vitória dos aposentados no STF – Decisão foi confirmada! Ótima notícia
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.