O INSS está fazendo um pente-fino com os seus beneficiários. Por isso, fique atento a algumas mudanças em seu cadastro de aposentados e pensionistas.
O objetivo é que essa nova revisão verifique casos inadequados de recebimento de benefícios. Dessa forma, consegue trazer mais alívio aos cofres públicos.
Dessa vez, o pente-fino INSS, que já teve início no mês de novembro, pode acabar afetando muita gente. Portanto, para saber como evitar o bloqueio, confira mais a seguir.
Justificativa INSS: cadastro irregulares
Quando o INSS identifica um cadastro irregular, ele notifica o beneficiário. Portanto, o Instituto envia uma mensagem ao usuário, por meio do portal ou aplicativo Meu INSS, informando a irregularidade.
Leia mais: Lula vai pagar 14º salário dos aposentados? Confira aqui!
Sendo assim, você só precisa comparecer ao INSS no horário marcado e passar pela avaliação. Dessa forma, saber se poderá continuar recebendo o valor do seu benefício.
Por exemplo, de auxílio-doença, caso o médico verifique que o beneficiário está apto a voltar ao mercado de trabalho, o pagamento é suspenso imediatamente. Portanto, é necessário que o médico do Instituto avalie.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Evite o pente-fino do INSS
Basicamente, tudo o que você precisa fazer é ter certeza de que seu cadastro está em dia. Dessa forma, você não terá o benefício do INSS cortado.
Leia mais: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte! Veja agora
No entanto, quem tem aposentadoria por invalidez, todos que não passaram por perícia médica há mais de 6 meses. Mas se não possuem previsão de alta, deverão passar pelo pente-fino do INSS.
Vale dizer que a operação do INSS acontecerá até abril de 2023. Portanto, você poderá ser convocado a qualquer momento.
Além disso, o INSS conta com o programa de Reabilitação Profissional. O projeto visa recondicionar os trabalhadores ao mercado normalmente, considerando o processo de recuperação. Portanto, os segurados que não comparecem à Reabilitação, assim como não apresentarem os documentos supracitados, possivelmente sofrerão o veto.
Leia mais: SAIU as datas de pagamento do salário dos aposentados: Confira
Contudo, vale dizer que há possibilidade de recuperação do benefício. Todavia, para que isso seja possível, é necessário regularizar-se mediante o INSS. Mas você deve solicitar uma nova revisão pelo site do Instituto.
Todavia, em casos onde a suspensão aconteceu de forma indevida, o cidadão deve imediatamente acionar o INSS, apresentando a situação em que se encontra. O contato pode ser feito através de uma ligação telefônica para o número 135.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!