O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um novo pente fino para os beneficiários. Se você é um segurado, é importante que fique atento as novas mudanças que o Instituto estará realizando.
Confira agora, em seguida, o que é o pente fino do INSS, porque ele é realizado e como o mesmo sera notificado aos beneficiários!
Leia em seguida: INSS: Aumento de salário vai liberar valores no consignado
O que é o famoso pente fino do INSS?
O pente fino anunciado pelo Instituto, se trata de uma revisão com o objetivo de verificar a situação dos casos e encontrar aqueles que estejam irregulares por alguma razão.
Essa análise acontece a alguns anos e tem como propósito principal o alívio dos cofres públicos.
A investigação, no ano de 2022, teve início no mês de novembro e trouxe uma necessidade de atenção dos beneficiários, pois a mesma pode acabar afetando muitas pessoas.
Leia em seguida: Está esperando benefício do INSS? Espera pode chegar a mais de 480 dias
Quais serão as pessoas cortadas pelo pente fino do INSS?
Serão o foco dessa revisão, de modo primordial, os indivíduos que recebem o auxílio-doença, o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria por incapacidade permanente.
É importante ressaltar que o pente fino será notificado para que aqueles que estejam com seu cadastro irregular ou com qualquer outra pendência possa regularizar a sua situação.
Além disso, nos casos de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, quem não realizou uma avaliação médica a mais de seis (6) meses, deverá passar pelo pente fino.
Leia em seguida: Salário máximo do INSS vai aumentar: Saiba quem recebe
Como as notificações do pente fino do INSS serão enviadas?
Os avisos para casos irregulares ou com alguma pendência, estão sendo enviados por meio do portal oficial do Instituto, ou pelo aplicativo Meu INSS.
Em casos de notificação é importante que o individuo busque a regularização de sua situação para que continue recebendo o benefício.
Em alguns dos casos será necessário que o segurado visite alguma das agências do INSS para que realize avaliações ou perícias médicas.
A visita nas agências ocorrerão principalmente por aqueles que recebem o auxílio-doença, põe exemplo. Essas pessoas deverão passar pelos médicos para que seja averiguado se as mesmas estão aptas ou não para um retorno ao mercado de trabalho.
É de bastante importância ressaltar que esse procedimento acontecerá até o mês de abril do próximo ano, e aqueles com situação irregular poderão ser convocados a qualquer momento.
Leia em seguida: Aposentados podem receber um 14º salário do INSS: Saiba quando será pago
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!