Um grupo de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir seu benefício ou para manter o benefício precisa fazer perícia médica periodicamente. Isto ocorre para os beneficiários do auxílio-doença, por exemplo, ou para os beneficiários da aposentadoria por incapacidade temporária.
Isto porque, estes beneficiários devem comprovar a doença que está lhes mantendo afastado do trabalho, a condição ou doença que o faz não conseguir praticar as atividades laborais ou ser readequado em outra função.
Desse modo, durante a pandemia em alguns casos a perícia presencial não estava sendo exigida, era exigido apenas o envio da documentação médica, como atestado médico, por meio da plataforma.
No entanto, há algum tempo o instituto já retomou a exigência da perícia presencial, portanto, os beneficiários do INSS voltaram a enfrentar filas realização do exame médio pelo perito do instituto.
No entanto, o ministro da Previdência Social anunciou que o governo está verificando uma forma para reduzir a fala de espera pela perícia médica do INSS.
Como o governo vai diminuir as filas da perícia?
De acordo com o ministro Carlos Lupi, será feito um mutirão para diminuir as filas da perícia médica. Sendo que esta medida será iniciada em três estados do Nordeste. Sendo que será dado o início do mutirão naqueles estados com a maior concentração na fila de espera dos benefícios.
Leia Mais: Novo aumento o salário mínimo libera margem extra para aposentados; Confira como receber
Segundo, o ministro em suas próprias palavras, a demanda maior ocorre no nordeste, nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Sendo que nestes estados a situação das filas de espera está mais grave, pois a perícia não está chegando ao interior, devido ao pouco número de peritos.
Sendo assim, com o início do mutirão, o governo espera que o tempo de espera para fazer o exame médico diminua para 45 dias. Segundo o ministro, a ideia é que o prazo máximo da fila seja de 45 dias e o mesmo espera que até o mês de dezembro não tenham mais pessoas aguardando pela perícia fora do prazo máximo estabelecido.
O que mais o governo promete de novidade?
Além do anúncio do mutirão para diminuir a fila de espera da perícia, o ministro da previdência social também disse que pretende lança o cartão benefício para os aposentados neste mês. Sendo que este cartão poderá ser utilizado pelos aposentados no país inteiro e assim poderá ter acesso à passagem gratuita no transporte público de qualquer cidade do Brasil.
Leia Mais: Lula vai antecipar o décimo terceiro salário em 2023? Confira as últimas noticias
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira mais notícias sobre os benefícios dos aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.