PIS/Pasep liberado esse mês?
O abono salarial PIS/Pasep tem previsão de ser pago em 2022. Esses valores não são disponibilizados desde o ano de 2020. Portanto, são dois anos que os trabalhadores ficaram sem o abono. O que muitas pessoas se questionam agora é: o PIS/Pasep será liberado esse mês de janeiro?
Leia mais: Definido NOVO VALOR dos Benefícios do INSS!
O calendário do PIS/Pasep tem previsão de início em 2022 para pagar os valores que ficaram para trás dos anos de 2020 e 2021. O adiamento nesses anos se deu para ajudar o Governo em alguns trâmites financeiros. Mas, agora deve ser liberado devido ao tempo que os trabalhadores estão sem esse abono.
Para receber o abono, é necessário que o trabalhador cumpra alguns requisitos como: ter a inscrição no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos, ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base de pagamento desse benefício, ter recebido até dois salários mínimos no período em que trabalhou e ter todas as informações na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), cujo os dados são encaminhados pelos empregadores.
O PIS é para os trabalhadores do setor privado, e pode ser consultado pelo aplicativo Caixa Trabalhador, Aplicativo do FGTS, pelo extrato FGTS online no site da Caixa, pelo Aplicativo Caixa Tem ou presencialmente nas Agências da Caixa. Já o Pasep é para os trabalhadores da rede pública e pode ser consultado apenas no site do Banco do Brasil ou presencialmente nas Agências desse banco.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como será o pagamento
Quanto ao pagamento desse abono, houve a divulgação de que os pagamentos já seriam liberados no mês de janeiro. Porém, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que é o órgão que decide informações como as datas de pagamento ainda não fez a sua reunião referente a isso.
Leia mais: Em 2022, a margem consignável poderá retornar ser de 40%
A reunião está prevista para ocorrer até o final de janeiro. Mas tem uma proposta para que os pagamentos dos abonos sejam feitos de fevereiro até julho. Portanto, é provável que esse mês o abono não seja liberado. Quanto ao pagamento, há especulações de liberar o valor dobrado devido a estar dois anos acumulados desse benefício.
Porém, essa é a mesma situação do calendário. Ou seja, só poderá ser afirmado após o Codefat realizar a sua reunião. Mas, caso seja confirmado, os trabalhadores vão receber o valor de R$ 2.424 (2 salários mínimos).
Leia mais: Auxílio Brasil: Datas de pagamento em 2022!
Se você gostou das informações sobre o pagamento do abono PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: