A margem social é um dos projetos mais aguardados junto do 14° salário. O projeto defende a liberação de novos valores para vários grupos! Entenda como funciona e como anda sua aprovação a seguir!
O que é a margem social?
A Margem Social dos consignados, projeto de lei número 4732, foi criado com o objetivo de ajudar especialmente os aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque, com a recente pandemia pela qual passamos, o grupo foi o mais afetado.
Leia em seguida: Você pode ter dinheiro esquecido nos bancos e não sabe; veja aqui a origem dos valores a receber do Banco Central
Além de correr maior risco em questão da idade e de possíveis problemas de saúde, os idosos e aposentados acabaram sendo os mais afetados pela permanência obrigatória em casa.
Impedidos de aproveitar suas aposentadorias, com as dívidas acumulando e correndo risco, o grupo definitivamente teve que lidar com dificuldades nunca antes vistas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona a margem social?
É importante lembrar que mesmo com juros baixos, vale considerar que todo mês o valor do empréstimo é descontado do seu salário, quer você goste ou não.
Assim, a margem social funciona como um empréstimo consignado de até R$20.000,00 por pessoa. E o valor das parcelas será descontado diretamente do salário ou folha de pagamento do trabalhador até o pagamento integral do empréstimo.
Leia em seguida: Como Consultar Os Valores A Receber Do Banco Central; Passo A Passo Completo
Assim, o projeto de lei estabelece que a taxa de juros dos empréstimos dedutíveis da massa salarial referente à margem social não ultrapassará 5 % ao ano. Os empréstimos consignados costumam ter uma taxa de juros de 2,5 % ao mês.
Margem social sai em 2022?
Às vésperas de eleição não é possível que um projeto como a Margem Social seja aprovado, de modo que possíveis aprovações do projeto ficam apenas para 2023.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado É Liberado Para O BPC/Loas: Saiba O Que É Um Empréstimo Consignado
Apesar de ser um projeto tão desejado pela população, nenhum dos candidatos classificados para o segundo turno das eleições tem a Margem Social em seu plano de governo.
Segundo o relator do projeto a não-aprovação deve-se somente à falta de vontade política da categoria, uma vez que o projeto já teria financiamento previsto. A margem social seria bancada pelos grandes bancos, cujas fortunas cresceram em meio à pandemia.
Apesar de não poder aprovar-se em 2022, a margem social dos consignados segue tramitando em 2023, buscando assim uma aprovação que possa finalmente beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Empréstimo Pessoal: Saiba O Que É O Empréstimo Pessoal, As Taxas E Valores Liberados
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.