Ao contrário do cenário que tínhamos na primeira fase da pandemia, agora, dois anos depois, já é possível comprar remédio para Covid sem receita e com isso é possível se cuidar com mais facilidade. Isso porque a Anvisa liberou o medicamento Paxlovid, comum no tratamento da Covid-19, para compra de farmácias e hospitais particulares do País.
Nesse sentido, você que deseja conhecer mais sobre essa possibilidade de comprar remédio para covid sem receita, continue lendo!
É realmente possível comprar remédio para Covid sem receita?
Conforme a decisão que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou nesta última segunda-feira (21), a venda do Paxlovid para hospitais particulares e farmácias está permitida. Entretanto, a agência também informa que todos os fabricantes devem manter a prioridade de venda para o abastecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).
Leia mais: Veja quanto será pago no Bolsa Família a partir de janeiro
Com essa decisão, a Anvisa aprova pela primeira vez o uso do medicamento da Pfizer para o mercado privado e, além disso, o mesmo órgão, estendeu a validade do medicamento de 12 meses para 18 meses. Portanto, em breve o remédio para covid com bula em português de Portugal e espanhol estará disponível nas farmácias.
Vale lembrar que mesmo com essa decisão, a venda do remédio para Covid sem receita ainda não está liberada para todos. Devido a isso, a compra em farmácias acontece sob prescrição médica, com dispensa e orientação pelo farmacêutico ao paciente sobre o uso correto do medicamento da Pfizer.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem pode comprar o remédio para Covid sem receita?
Primeiramente é necessário apresentar os sintomas da enfermidade e consultar um médico de confiança. Nesse sentido, apenas as pessoas com prescrição médica poderão comprar o remédio para covid.
Ademais, segundo as orientações da Anvisa, apenas os adultos poderão comprar o Paxlovid nas farmácias e também é essencial que o tratamento desse indivíduo não tenha exigência de oxigênio suplementar. Fechando os requisitos, para comprar o medicamento também é reservada para pessoas que apresentam um risco de progressão dos sintomas para Covid grave.
Leia mais: 14° SALÁRIO em dezembro? Confira as ATUALIZAÇÕES
Nesse sentido, todas as exigências para comprar o remédio para Covid-19 convergem para que apenas as pessoas que realmente precisam vão comprar. Assim, a agência tem o intuito de que não haja venda indiscriminada e falta de medicamentos para o SUS.
“A aprovação levou em consideração a venda ao mercado privado do medicamento em outros países com autoridades internacionais de referência, como Estados Unidos e Canadá. A medida também considerou o cenário epidemiológico atual, com a circulação das novas subvariantes do Ômicron e o aumento de casos da doença no país”, explica a Anvisa.
Quanto vai custar o remédio para Covid?
Com uma alta no registro de casos que estamos tendo agora nos últimos meses do ano, a busca por métodos de prevenção como máscara, álcool em gel e outros produtos estão crescendo. Somado a isso, a novidade da venda do remédio para covid balança ainda mais o mercado de medicamentos.
Leia mais: Novo cartão de crédito para aposentados possui 12 vantagens exclusivas: Consulte
Então, a grande dúvida das pessoas se trata sobre o preço de comercialização no mercado nacional e a resposta sobre isso ainda é imprecisa. Quando indagada sobre preços, a Pfizer informou, em nota, que em breve começará todo processo de importação e comercialização para disponibilizar o mais rápido possível, mas não falou de preços.
Leia mais: Novo reajuste no salário libera mais de R$7.966,33 para alguns aposentados
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre a revisão da vida toda. Clique no link e saiba mais.
Revisão da VIDA TODA: Data foi CONFIRMADA VEJA AGORA
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!