A aposentadoria é um objetivo para os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. Ela deve garantir uma segurança econômica na melhor idade, para que, em tese, o beneficiário não precise mais exercer atividades laborais. O INSS oferece o simulador de aposentadoria para que o segurado possa analisar quanto terá direito.
Vários são os tipos de benefícios ofertados para os segurados do INSS. A própria aposentadoria possui diversas nuances. Portanto, o segurado deverá analisar a melhor chance de receber mais dinheiro. Além disso, precisa atender a alguns critérios, no que diz respeito a idade e tempo de contribuição.
Esses critérios variam conforme o tipo de aposentadoria. Outro ponto importante a ser lembrado é que houve a Reforma da Previdência no ano de 2019, na qual foi responsável por alterações nas regras para solicitar os benefícios. Então, alguns segurados acabam precisando contribuir mais tempo, o que gera dúvidas sobre o tempo restante.
O simulador de aposentadoria é uma ferramenta que poderá te ajudar a entender melhor como calcular o tempo que falta para começar a receber o benefício e uma noção do melhor momento para solicitar ao Instituto, para seu melhor planejamento.
Leia mais: Além de salário, aposentados têm direito a outros 2 benefícios do INSS; saiba quais são
Simulador de aposentadoria INSS
O simulador de aposentadoria é uma das ferramentas ofertadas pelo INSS para auxiliar os segurados a entenderem melhor as questões que norteiam a sua solicitação de benefício à Autarquia. Essa ferramenta auxilia ambos os lados, tanto o INSS, com a diminuição de atendimentos que dizem respeito a isso e, também, o segurado que não precisa se deslocar até algum profissional ou à Previdência para compreender sobre isso.
Essa ferramenta está presente no site Meu INSS. Basta pesquisar na tela inicial por “Simular aposentadoria”. Nela, o segurado inclui o tempo que está contribuindo, a sua idade, assim como os vínculos empregatícios. Ao final do procedimento, a plataforma informa o tempo que falta para se aposentar e o valor que o segurado terá direito.
Leia mais: Quem tem direito e como pedir pensão por morte em 2023
Outra questão é que muitas pessoas possuem vínculos empregatícios sem carteira assinada. Dessa forma, também poderão incluir para simular a aposentadoria, o que fará grande diferença no resultado final. Mas, quando forem pedir o benefício ao INSS, precisarão comprovar esse período trabalhado.
Como comprovar esses vínculos?
Bom, os trabalhos com carteira assinada possuem o próprio documento como comprovante da realização das atividades. Mas, em casos dos trabalhos informais, é preciso que o segurado apresente os documentos comprobatórios do tempo trabalhado, como carnês de contribuição, declaração do empregador, dentre outros.
No ano de 2022, o INSS anunciou um corte nos benefícios de quem já recebe algum valor. Ele vai analisar todos os benefícios de forma minuciosa. É o maior pente-fino da Instituição. Confira.
Veja também: Pente-fino do INSS
Leia mais: INSS vai pagar ABONO EXTRA em Novembro para 5 grupos; Veja quem recebe
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!