Prova de Vida 2021 volta a partir de 1° de JUNHO! A comprovação de vida volta a ser obrigatória para aposentados e pensionistas continuarem a receber seus benefícios.
Aposentados ou pensionistas que não realizarem o procedimento, poderão ter os pagamentos bloqueados. A obrigatoriedade da prova de vida, que é anual, estava suspensa desde 2020 por causa da pandemia do covid-19. Mas com o avanço da vacinação o governo decidiu liberar o procedimento.
Leia mais: Reajuste no INSS: Sua aposentadoria está inclusa?
De acordo com a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União, os beneficiários que precisam realizar a comprovação neste mês de maio, foram selecionados para o primeiro lote de comprovação de vida por meio da biometria facial, que pode ser feita através dos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br.
O INSS destacou que a prova de vida também poderá ser feita normalmente na agência bancária em que o benefício recebe seu salário. A prova de vida tem o objetivo de comprovar que o aposentado está vivo para que não fique a receber caso venha a falecer. O procedimento deve ser feito anualmente.
Leia mais: Aumento de Salário no INSS: Veja Como Solicitar!
A prova de vida por biometria facial, que é feita através do próprio celular no beneficiário, foi ampliada para mais de 5,3 milhões de segurados em fevereiro de 2021. Pode ser feito através do aplicativo Meu INSS e Meu gov.br.
Confira as datas para realizar o procedimento abaixo, e lembre-se que caso você não venha a fazer, poderá ter ser benefício bloqueado:

Leia mais:
Caso você não saiba como realizar o procedimento de forma digital através do celular, temos um passo a passo de como realizar a comprovação de vida aqui em nosso blog. Basta clicar no link abaixo para saber como fazer:
COMO FAZER A PROVA DE VIDA DIGITAL
Se você gostou das informações sobre a volta da prova de vida 2021, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Não esqueça de visitar nosso canal no Youtube João Financeira e se inscrever para não perder nenhuma novidade sobre o mundo do INSS e ficar sempre bem atualizado com as melhores informações do momento: