A necessidade de confirmar a vitalidade dos beneficiários de longa duração se tornou mais eficaz e cômoda com as recentes inovações digitais. A prova de vida, um requisito anual imposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem adotado o formato digital, facilitando a vida de aposentados e pensionistas, entre outros grupos.
Por que a prova de vida é decisiva para a segurança dos benefícios?
O processo conhecido como prova de vida é decisivo para a manutenção da regularidade e segurança dos pagamentos efetuados pelo INSS. Esse procedimento ajuda a prevenir fraudes e garante que o benefício chegue a quem realmente tem direto. Segundo dados recentes, o Brasil, com uma população de aproximadamente 214 milhões de pessoas, vê a importância deste processo refletida na enorme quantidade de benefícios processados mensalmente.
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Como é feita a prova de vida digital?
Até pouco tempo atrás, a prova de vida exigia que os beneficiários comparecessem fisicamente às agências bancárias ou do próprio INSS para realizar o procedimento. No entanto, a partir de 2024, a prova de vida digital foi integrada como uma nova opção, trazendo maior facilidade e segurança. Esse processo digital utiliza diversas fontes de informações para confirmar se o beneficiário está vivo, como:
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- Uso de biometria em instituições financeiras e agências do INSS;
- Registros em órgãos de trânsito ou de segurança pública;
- Emissão ou renovação de documentos pessoais;
- Participação eleitoral e registros de vacinação;
- Atendimentos nos sistemas públicos de saúde.
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Como verificar se sua prova de vida foi registrada?
Para aqueles beneficiários que desejam confirmar se sua prova de vida foi efetivada, as consultas podem ser feitas de maneira simplificada. Uma opção é através do contato direto via telefone, ligando para o número 135. Ademais, o aplicativo Meu INSS, disponível para dispositivos Android e iOS, também oferece essa funcionalidade, permitindo que o usuário acompanhe o status de sua prova de vida diretamente pelo celular.
Caso o processo automatizado não consiga validar a prova de vida do beneficiário, o INSS entra em contato, dando um prazo de 60 dias para que a situação seja regularizada por meio das atividades mencionadas anteriormente. Se necessário, o beneficiário deve comparecer pessoalmente à agência do INSS ou a uma agência bancária para realizar o desbloqueio do benefício, caso este tenha sido suspendido por falta de prova de vida
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