No ano de 2022, a forma de fazer a prova de vida mudou para ajudar os segurados do INSS. Esse ano, os segurados não precisam mais se dirigir até o banco. Veja como vai funcionar.
O Governo Federal mudou a forma de fazer a prova de vida, com o intuito de ajudar os segurados com dificuldade de deslocamento e que, muitas vezes, precisavam de ajuda de terceiros, pois agora não é mais preciso ir até o banco. A prova de vida INSS em 2022 será através de cruzamento de dados das plataformas do Governo, tanto municipal, quanto estadual e federal.
O que vale para a prova de vida INSS em 2022?
Os segurados do INSS, ao usarem as plataformas do Governo ou serviços públicos, já estarão fazendo a prova de vida no ano de 2022. Isso porque os dados presentes comprovarão que aquele segurado está vivo.
Os procedimentos válidos como prova de vida INSS em 2022 são:
- Registros de vacina;
- Consultas pelo SUS;
- Emissão de documentos;
- Perícia Médica na Previdência;
- Votação nas eleições;
- Qualquer outro serviço que atualize plataformas dos governos.
Se não for possível fazer a prova de vida dessa maneira, o segurado do INSS recebe uma notificação da Previdência para que faça por conta própria. Também é possível fazer de forma digital a prova de vida, para que não seja preciso se deslocar até a agência.
Como fazer a prova de vida digital?
Em primeiro lugar, é preciso ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou na Secretaria Nacional de Trânsito. Além disso, precisa da validação facial no app gov.br e acesso ao comprovante pelo site sougov.br
- Acesse o aplicativo gov.br. Se ainda não tiver conta, crie uma;
- Em seguida, na tela inicial do aplicativo, clique em “Serviços” e após em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de Vida”, clique em “Prova de Vida Pendente”;
- Para autorizar, clique na tela “Autorização”;
- Faça o reconhecimento facial, seguindo as instruções. Quando terminar, clique em “OK”;
- Logo depois, na tela “Autorização”, o status vai mudar para “Autorizado”;
- Por fim, é só acompanhar a Prova de Vida pelo site do órgão pagador.
O que acontece se não for possível fazer a prova de vida?
De maneira geral, quando não é possível fazer a prova de vida e o segurado do INSS não regulariza a situação, ocorre o bloqueio do benefício. Mas, no ano de 2022, a Previdência Social tem um prazo até o último dia do ano para se adaptar às novas mudanças. Sendo assim, o bloqueio do benefício do INSS por falta de prova de vida não acontece no ano de 2022.
Mas, terminado o ano, os bloqueios voltam a ocorrer. Da mesma forma, se constatado que ocorreu alguma irregularidade no período que os bloqueios estavam suspensos, os segurados serão responsabilizados com a devolução dos valores recebidos.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!