PROVA DE VIDA INSS: Confira quem está entre os beneficiários que precisam fazer em 2024

A prova de vida do INSS, que é realizada todo ano, teve uma mudança em 2023. Agora, cabe ao próprio governo confirmar se o segurado está vivo, ao invés do contrário, como ocorria antigamente.

Dessa forma, todos os benefícios de longa duração do INSS, como aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidade, precisam passar pela prova de vida anual.

No entanto, aqueles que precisam se preocupar este mês são os beneficiários que fazem aniversário em janeiro! Eles têm 10 meses para comprovar que estão vivos, mas é algo simples de fazer, veja as instruções abaixo.

Prova de vida do INSS 2024

Prova de vida INSS 2024: você está na lista? Veja como fazer a seguir.
Prova de vida INSS 2024: você está na lista? Veja como fazer a seguir. (Fonte: Edição/Jornal JF)

A Previdência Social informou que a próxima prova de vida do INSS será realizada ao comparar informações presentes nos bancos oficiais do Governo Federal.

O Instituto Nacional do Seguro Social utilizará dados de várias bases governamentais para realizar essa análise. Alguns exemplos dessas informações incluem:

Leia mais: Resgate Bilhões Esquecidos em Contas Inativas com o Novo Sistema Online do Banco Central

  1. Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  2. Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  3. Atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  4. Perícia médica por telemedicina ou presencial e no sistema público de saúde ou rede conveniada;
  5. Vacinação;
  6. Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  7. Atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
  8. Votação nas eleições;
  9. Emissão/renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  10. Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  11. Declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

Data limite para realizar a prova de vida

O INSS tem um prazo de dez meses, a partir do aniversário do segurado, para obter a confirmação. Se isso não acontecer, o órgão avisa o beneficiário usando o aplicativo Meu INSS, o número 135 ou através de um comunicado do banco. O beneficiário tem 60 dias para realizar um dos procedimentos indicados.

Leia mais: Renegocie suas dívidas: Descontos de até 70% e prazos estendidos!

Se o procedimento não for feito, o INSS enviará um servidor ao endereço registrado do segurado para fazer a prova de vida. Por isso, é importante que o beneficiário mantenha seus dados atualizados usando o aplicativo ou o site Meu INSS.

Lembrando que deixar de realizar a prova de vida do INSS resulta em cancelamento do benefício previdenciário.

Prova de vida INSS 2024 — quem precisa fazer?

Para continuar recebendo o benefício do INSS e garantir que os pagamentos não parem, todos os beneficiários precisam fazer a prova de vida.

Leia mais: INSS Realizará PAGAMENTO AUTOMÁTICO de VALORES para APOSENTADOS! Confira aqui as novidades

Golpe da Prova de Vida

BENEFICIÁRIO FIQUE ATENTO! O INSS emitiu um aviso sobre golpes relacionados à prova de vida de aposentados e pensionistas. Golpistas estão realizando ligações, enviando SMS, e até mesmo entrando em contato pelo WhatsApp para enganar os beneficiários.

Segundo o INSS, os fraudadores se passam por atendentes da Previdência Social, alegando a necessidade de realizar procedimentos de forma digital, dizendo que é uma nova prática adotada pelo INSS.

Leia mais: Como Evitar Descontos Não Autorizados em Seus Benefícios do INSS: Guia Prático

Eles solicitam que o segurado confirme informações pessoais e bancárias, e envie uma foto atualizada e documentos digitalizados. Ao obter essas informações, os golpistas realizam fraudes financeiras.

O INSS enfatizou em comunicado que nunca entra em contato diretamente com os beneficiários  para pedir dados e nunca solicita o envio de fotos e documentos.

“A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são sempre as melhores medidas para cuidar dos seus dados pessoais e manter um bom score de crédito na aposentadoria”, diz o texto.

Veja Também:

PROVA de VIDA INSS 2024 – LISTA de quem PRECISA FAZER e COMO FAZER agora em JANEIRO DE 2024 (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.