Prova de Vida INSS On-line: Novas Regras e Como Fazer sem Sair de Casa!

A prova de Vida INSS On-line trará mais comodidade aos aposentados. Afinal, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) esforça-se para trazer mais segurança e praticidade para a vida desses atendidos por meio das novas tecnologias. Portanto, um dos principais destaques é o uso de tecnologia, permitindo que a prova de vida seja feita on-line, sem a necessidade de ir a uma agência. Veja mais.

Entenda as Novas Regras da Prova de Vida INSS On-line

Prova de vida agora é de responsabilidade do INSS
Prova de vida agora é de responsabilidade do INSS (Fonte: Edição / Jornal JF)

A Prova de Vida é um procedimento realizado pelo INSS para garantir que o segurado esteja vivo e continue recebendo seu benefício previdenciário mensalmente. Portanto, a ação é também uma forma de prevenir fraudes, onde o benefício continua sendo pago mesmo após o óbito do segurado por ação de familiares.

Leia mais: Avião pega fogo no aeroporto de Tóquio – Veja as últimas notícias

Entretanto, esse procedimento gerava muitos desconfortos aos segurados, principalmente aqueles de maior idade. Mas, para resolver isso, o INSS decidiu alterar as regras da Prova de Vida, trazendo mais conforto e segurança aos aposentados.

A Portaria nº 1.408 do INSS determinou uma nova abordagem para a Prova de Vida. Portanto, agora o procedimento é automático pelo INSS por meio de cruzamento de informações com a base de dados do Governo Federal.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO JORNAL JF pelo WhatsApp

O que acontece se os dados não forem localizados?

Se não houver a localização dos dados do segurado durante o cruzamento de informações, o segurado é notificado pelo INSS para que realize a prova de vida de forma manual. Porém, caso o segurado não responda à notificação em até 60 dias, o INSS suspende os pagamentos.

Leia mais: Calendário Abono Salarial PIS/Pasep 2024 divulgado; Saiba Quando Sacar e Valores que serão pagos

Como realizar a Prova de Vida on-line?

Realizar a Prova de Vida INSS On-line é simples e realiza-se com algumas etapas rápidas:

1. Acesse o aplicativo Meu INSS e realize o login com seu CPF e senha cadastrados.

2. Caso seja elegível para a realização da Prova de Vida Online, o aplicativo irá notificar e solicitar a instalação de uma ferramenta do Gov.br.

3. Siga as instruções na tela para autorizar a câmera do seu dispositivo e realizar a captação das imagens do seu rosto. Vale lembrar que o beneficiário precisa ter biometria facial cadastrada.

4. Aguarde o tempo necessário para concluir a prova de vida online.

Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Novo pagamento extra autorizado pelo INSS: mais de R$20 mil para este grupo – saiba como acessar!

Lembramos que mesmo com a possibilidade de realizar a Prova de Vida on-line, é importante estar atento às notificações do INSS e aos prazos para não correr o risco de perder o benefício. Mantenha-se atualizado e siga as regras para manter seu benefício ativo!

Os aposentados do INSS que passam pela prova de vida esse mês são os nascidos em janeiro. Portanto, atenção!

Veja Também:

NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024 – INSS Surpreende a todos com os NOVOS VALORES! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.