A prova de vida INSS em setembro é um das ações necessárias para todos os segurados que fazem aniversário neste mês. Afinal, é por meio dessa ação que o Instituto verifica quem ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício.
Dessa maneira, o INSS evita que depósitos sejam feitos de forma errada. Mas também diminui as chances da pessoa usufruir de um benefício que não é seu.
Portanto, veja quem precisa fazer a prova de vida do INSS setembro. Boa leitura.
Saiba como funciona o procedimento

A prova de vida tem a principal função de estabelecer, organizar e administrar os segurados do INSS. Portanto, inclui os pensionistas, aposentados ou beneficiários que recebem os valores por meio da conta corrente, cartão magnético ou poupança.
Leia mais: PAGAMENTO IMEDIATO: FGTS Digital via PIX é confirmado
Apesar de ter sido suspenso nos anos anteriores devido a pandemia da COVID-19, é importante lembrar que a obrigatoriedade voltou. Portanto, a prova de vida INSS setembro visa identificar os segurados que estão vivos e consequentemente evitar fraudes no uso indevido da documentação do segurado.
Caso o beneficiário não realize o procedimento dentro do prazo estabelecido pelo órgão, seu pagamento pode ser suspenso. Porém, não é necessário comparecer a uma agência do INSS para fazer a prova de vida.
A partir desse ano, o procedimento é feito por meio de cruzamento de dados com as bases governamentais. Por exemplo, se um segurado for renovar sua habilitação, tomar vacina ou votar, o INSS identifica que o mesmo está vivo.
A partir do próximo mês, quem passa pelo procedimento são os segurados do INSS que fazem aniversário em setembro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem precisa fazer a prova de vida INSS setembro?
Quem precisa fazer a prova de vida INSS setembro são:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Além disso, pessoas que recebem benefícios assistenciais a um ano também são obrigadas.
Leia mais: Oficial: INSS Apresenta 3 Novidades Incríveis para Aposentados e Pensionistas
As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar Prova de Vida domiciliar. Todavia, o pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Documentos necessários
A realização da prova de vida acontece de forma obrigatória. As pessoas que perderem o prazo estabelecido pelo INSS podem ter os valores suspensos.
Contudo, o prazo máximo para regularização dos dados é de até 6 meses, caso contrário o beneficiário terá os valores bloqueados. Portanto, fique atento às notificações do INSS.
Os documentos pedidos são:
- RG
- CPF
- Extrato bancário
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!