A prova de vida INSS é um documento importante para fazer a manutenção dos benefícios da Previdência Social. Afinal, ela ajuda a controlar a liberação para os aposentados e pensionistas.
Leia mais: JÁ TEM ESTADO COM PROVA DE VIDA AUTOMÁTICA! VEJA!
Entretanto, a obrigatoriedade dela foi suspensa durante o período da pandemia da Covid-19. Mas o processo chegou a ser retomado no meio do ano de 2021, sendo obrigatório para os segurados.
No entanto, a prova de vida INSS chegou a ser um motivo de dúvidas em 2022. Será que os benefícios de que ao fazer essa declaração será suspenso? Continue acompanhando e confira.
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Confira como está a prova de vida INSS no momento
Em fevereiro de 2022, o INSS publicou uma nova portaria com novas regras para realização da prova de vida. Sendo assim, retiraram a obrigatoriedade de atendimento presencial, divulgando novas formas de realizar o procedimento.
Conforme o texto, o órgão usará os dados dos órgãos públicos a atos obrigatórios, como a votação nas eleições e o uso da carteira do SUS, por exemplo, para comprovar que o beneficiário está vivo. Portanto, um simples registro de vacinação pode ser usado como prova de vida.
As mudanças operacionais ainda estão em andamento. Portanto, os pagamentos dos benefícios não serão suspensos em 2022, caso o segurado não faça a prova de vida INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como fazer a prova de vida do INSS
Para validar a prova de vida INSS, a portaria prevê alguns critérios como:
- O beneficiário deverá acessar o aplicativo ou site do INSS com o selo ouro;
- A prova de vida INSS pode ser efetivada se um segurado fizer um empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Se precisar de atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico das instituições parceiras;
- Por meio da perícia médica por telemedicina ou presencial, bem como atendimento no SUS ou rede conveniada;
- Durante o cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito e segurança pública;
- Ao vacinar;
- Atualização do CadÚnico;
- Em votação eleitoral;
- Renovação ou emissão de documentos oficiais como RG, CNH, passaporte e outros;
- Pelo recebimento do benefício com reconhecimento biométrico;
- Por meio da declaração do imposto de renda.
Portanto, a prova de vida INSS para 2022 não é obrigatória. O órgão previdenciário tem como cruzar os dados e atualizar a situação do beneficiário, dessa forma, ele não perde o seu benefício.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!