Prova de vida do INSS: Novas regras !!
Aposentados e demais segurados não irão precisar sair de casa para realizar a prova de vida, devido que o INSS usará bases de dados públicos e atos como votações nas eleições e vacinação para fazer o devido procedimento.
Leia mais: Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória
O Instituto publicou portaria com as novas regras para a comprovação de vida no dia 03 de fevereiro desse ano de 2022. Os beneficiários não precisarão mais sair de suas casas para comprovar a existência.
Segundo a portaria publicada, serão considerados válidos como prova de vida os seguintes serviços:
- Acesso ao aplicativo MEU INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que tem certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Realização de empréstimo consignado, feito por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- Perícia médica por telemedicina ou presencial;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Atualização no Cadúnico;
- Votação nas Eleições;
- Emissão ou renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Declaração de imposto de renda como titular ou dependente.
A prova de vida é obrigatória para todos os segurados do INSS que recebem o benefício por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético. O procedimento serve para evitar golpes e garante a manutenção do pagamento.
Não perca: Como vai funcionar a prova de vida em 2022?
O Instituto fará o cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício, nos 10 meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais, além de estaduais e municipais.
Os segurados podem continuar realizando a prova de vida nos bancos, como de costume, as instituições não podem se negar de realizar o procedimento.
Conforme o o Governou decretou, tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as mudanças necessárias, portanto até essa data o bloqueio de pagamento por falta de comprovação de vida fica suspenso.
Viu isso? ATENÇÃO aos GOLPES da PROVA DE VIDA do INSS
Se você gostou das informações sobre prova de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: