A prova de vida do INSS é um procedimento que deve ser realizado todos os anos pelos beneficiários. Esse processo serve para garantir que o beneficiário está vivo e apto a continuar recebendo o seu salário do Instituto. Em 2022, houve mudanças em relação a prova de vida. Veja como vai funcionar:
A prova de vida do INSS em 2022 será por meio de cruzamento de dados dos beneficiários, que estão presentes nos sistemas governamentais. Ou seja, não é mais preciso o deslocamento do beneficiário até a agência bancária como ocorria anteriormente.
Leia mais: Atenção pane no INSS: Problema na folha de pagamento
Muitos beneficiários do INSS possuem dificuldades de locomoção, já que têm idade avançada. Então, muitas vezes dependiam de ajuda de terceiros para irem ao local realizar o procedimento. Mas, no ano de 2022, a prova de vida do INSS por meio de cruzamento de dados não depende da presencialidade. Veja:
Como funciona a prova de vida do INSS em 2022?
A prova de vida do INSS em 2022 será por meio de cruzamento de dados dos governos municipais, estaduais e federal. Portanto, é preciso que o beneficiário do INSS tenha feito alguma atualização nesses sistemas pelo período da realização da prova de vida.
A Previdência Social possui o prazo até o final deste ano para se adaptar às novas mudanças em relação ao sistema para a prova de vida do INSS. Nesse sentido, o órgão não está autorizado a fazer a suspensão dos benefícios até que haja a adaptação total.
Leia mais: INSS vai liberar salário extra no fim de ano? Saiba agora
Os serviços em seguida são considerados como prova de vida do INSS em 2022 são:
- Registros de vacina;
- Consultas pelo SUS;
- Emissão de documentos;
- Perícia Médica na Previdência;
- Votação nas eleições;
- Qualquer outro serviço que atualize as informações dos segurados do INSS.
O que ocorre se não for possível fazer a prova de vida?
No caso de não conter atualização em nome do beneficiário do INSS nos sistemas do Governo e, assim, não ser possível a realização da prova de vida, a Previdência Social emitirá uma notificação para que o beneficiário faça por conta própria.
De preferência, a instituição solicita que o beneficiário realize a prova de vida do INSS de forma digital. Para a prova de vida digital, é preciso seguir um passo a passo. Confira:
Como fazer a prova de vida digital

Para conseguir realizar a prova de vida digital, o beneficiário do INSS deve ter biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito. Além disso, precisa da validação facial no app gov.br e acesso ao comprovante pelo site sougov.br.
Leia mais: PROVA DE VIDA 2022: Quem deve realizar e como fazer
Passo a passo:
- Acesse o aplicativo gov.br. Se ainda não tiver conta, crie uma;
- Em seguida, na tela inicial do aplicativo, clique em “Serviços” e após em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de Vida”, clique em “Prova de Vida Pendente”;
- Para autorizar, clique na tela “Autorização”;
- Faça o reconhecimento facial, seguindo as instruções. Quando terminar, clique em “OK”;
- Logo depois, na tela “Autorização”, o status vai mudar para “Autorizado”;
- Por fim, é só acompanhar a Prova de Vida pelo site do órgão pagador.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!