Em tese, o empréstimo é um valor que a instituição financeira disponibiliza para você por um determinado período. Basicamente, toda vez que você solicita um crédito, seja um financiamento ou até mesmo um cartão de crédito, está realizando um tipo de empréstimo. Confira nessa matéria quanto custa um empréstimo:
Em outras palavras, um empréstimo é um valor que o cliente pega, e posteriormente deve pagar, acrescido com juros e, muitas vezes, em parcela pré-definidas.
A taxa de juros varia de acordo com a opção do empréstimo! Os fatores que interferem nessa definição dependem da situação da economia à política de crédito adotada pela instituição financeira.
Para obter a taxa de juros, normalmente é levado três fatores em consideração, veja:
- O custo de aquisição do cliente;
- A taxa de retorno de investidor;
- Custo da venda;
Além disso ainda é averiguada as possibilidade de inadimplência, bem como outros pontos que interferem na definição da taxa de juros, confira:
- Taxa Selic: Taxa básica da economia, na qual varia de acordo com a situação econômica do país;
- CET- Custo Efetivo Total: O CET dignifico o custo total do seu empréstimo, ou seja, a soma de todas as taxas e tarifas inclusos ao crédito;
- Taxa de juros por modalidade de empréstimo: Conferir todas as opções de empréstimo para o seu perfil é demasiadamente importante;
Abaixo confira a tabela de comparações de juros (Lembrando que esses valores podem variar de acordo com cada instituição):
Comparação de quanto custa um empréstimo:
Modalidade de crédito | Taxa de juros (ao ano) |
Cheque especial | 318,7% |
Rotativo do cartão de crédito | 300,3% |
Parcelamento do cartão de crédito | 175,2% |
Crédito pessoal | 119,5% |
Crédito consignado | 22,5% |
Empréstimo com garantia de veículo (Creditas) | 19,42% |
Empréstimo com garantia de imóvel (Creditas) | 12,55% |
Em seguida você ainda pode analisar a taxa de juros de alguns bancos de acordo com pesquisas realizadas pelo Procon-SP:
Bancos Empréstimo pessoal (ao mês)
- Banco do Brasil 6,17%
- Bradesco 8,43%
- Caixa Econômica Federal 4,05%
- Itaú 8,18%
- Safra 5,90%
- Santander 7,89%
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é considerado a melhor opção de crédito, principalmente para os aposentados e pensionistas do INSS. No empréstimo consignado, por exemplo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do beneficiário.
Leia mais: Contribuiu com o INSS antes de 1994? Então confira essa fortuna que você pode vir a receber
Dessa forma, essa modalidade de empréstimo corre menos risco de inadimplência, logo em seguida, podendo ser oferecido com taxas de juros mais acessíveis.
Atualmente as taxas de juros variam em torno de 2,14%, num prazo de 84 meses!
A João Financeira já está há mais de 18 anos no mercado financeiro, bem como conta com taxas de juros especiais e agilidade na liberação dos valores.
Como funciona o empréstimo Pessoal?

Para ter acesso a um empréstimo pessoal, o cidadão, antes de mais nada, deve fazer a comprovação de renda! Essa comprovação deve ser feita como autônomo, CLT ou até mesmo pelo recebimento de alguma renda passiva! É necessário de um extrato bancário contendo a renda mensal do cliente que irá usufruir do empréstimo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Para contratar um empréstimo pessoal é preciso em primeiro lugar entrar em contato com a instituição financeira onde prefere fazer o empréstimo e realizar a solicitação.
Para escolher a melhor opção que cabe no seu bolso, o ponto mais importante é analisar antes de mais nada os valores de juros e parcelas que serão pagas todos os meses.
Posso cancelar o empréstimo pessoal?
Para cancelar o empréstimo pessoal, o cliente deve entrar em contato com a instituição financeira na qual realizou a contratação e solicitar o cancelamento do crédito! Contudo, para ter o cancelamento com êxito deve-se pagar o saldo devedor.
Em geral, os bancos criam um protocolo para a realização do cancelamento, É aconselhável anotar esse número em caso de futuras consultas.
Antecipação do 13° salário é um tipo de empréstimo?
Muitas pessoas, principalmente aposentados, fazem esse tipo de antecipação, contudo, não dão-se por conta que se trata de um empréstimo.
Normalmente, essa opção é realizada onde o consumidor tem conta ativa, muitas vezes no banco em que o mesmo recebe sua remuneração mensal.
Essa modalidade, funciona em liberar um valor para o solicitante, e posteriormente, deverá ser pago ou debitado durante o período de pagamento do 13° salário. Em outras palavras, você solicita um valor agora e será pago apenas quando receber o 13° salário.
Qual a diferença de crédito consignado do crédito pessoal?
O crédito consignado é um opção de empréstimo exclusivamente destinado aos:
- aposentados;
- trabalhadores da iniciativa privada;
- servidores públicos;
- pensionistas.
O crédito pessoal por sua vez, é destinado para quem possui vínculos com o sistema financeiro e também aos serviços de conta corrente, além disso conta salário, cheque, cartão de crédito etc.
Leia mais: INSS liberou surpresa vai cair na sua conta nesse mês! Finalmente
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!