Que dia cai o Carnaval em 2024? Entenda por que a data muda todos os anos

Em 2024, a Quarta-feira de Cinzas, que sinaliza o término do Carnaval e o início da Quaresma, foi designada para o dia 14 de fevereiro. A natureza móvel desta celebração, ao contrário de outras festividades brasileiras com datas fixas, pode gerar confusão quanto à sua programação anual.

Este evento, famoso por sua natureza vibrante e colorida, segue um calendário móvel, o qual varia anualmente.

A determinação dessa data especial está atrelada ao calendário da Igreja Católica, alinhando-se com momentos significativos como a Páscoa, a Sexta-feira Santa, e a Quarta-feira de Cinzas. Saiba mais sobre esta data festiva e quais os dias exatos que acontecerão a seguir!

Origens Históricas do Carnaval

Que dia cai o Carnaval em 2024? Entenda por que a data muda todos os anos
Que dia cai o Carnaval em 2024? Entenda por que a data muda todos os anos (Fonte: Creative Commons – Reprodução Google)

O termo Carnaval deriva do latim “carne vale”, significando “adeus à carne”, em referência ao jejum da Quaresma. No Brasil, as festas carnavalescas remontam ao período colonial, iniciando com os “entrudos”, uma forma de celebração importada de Portugal e popularizada pelos escravos.

Leia mais: NOTÍCIA BOA: Aumento de R$92 Liberado para os Beneficiários do INSS – Veja Detalhes!

Já nas décadas de 1920, as escolas de samba começaram a surgir nos morros do Rio de Janeiro e São Paulo, enriquecendo e diversificando as manifestações carnavalescas.

No Nordeste, gêneros como Afoxés, Frevos, e Maracatus emergiram como poderosas expressões de cultura africana, contribuindo para a rica tapeçaria cultural das celebrações de Carnaval na região.

Como se Calcula a Data do Carnaval?

A fórmula para estabelecer a data do Carnaval envolve um cálculo baseado no calendário da Igreja Católica, levando em conta a Páscoa, as estações do ano e o ciclo lunar.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp

Essencialmente, o Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, com a Terça-feira Gorda acontecendo 40 dias antes do Domingo de Ramos. Para compreender esse cálculo, é crucial entender o que é o equinócio.

O equinócio é um fenômeno astronômico que marca os momentos do ano em que o dia e a noite têm durações iguais, ocorrendo aproximadamente em 20 de março e entre 22 e 23 de setembro.

Seguindo as definições eclesiásticas, a Páscoa deve vir celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que sucede ao equinócio de março.

Leia mais: Atenção: Quanto devo pagar de INSS para receber 2 salários? Confira

Quais As Datas Do Carnaval Em 2024?

O Carnaval 2024 se desdobrará em quatro dias de pura festividade: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, abrangendo sábado, domingo, segunda e terça-feira.

Embora o Carnaval seja considerado ponto facultativo segundo a Portaria nº 29 do Primeiro-Secretário do Senado, a Terça-feira de Carnaval é oficialmente um feriado no estado do Rio de Janeiro, conforme estabelecido pela lei 5243 de 2008. Portanto, a ausência ao trabalho nesse período, sem justificativa, pode resultar em descontos salariais.

Leia mais: Atenção: Pagamento Melhor que 14º Salário liberado pela Caixa – Veja quem terá direito

Durante o Carnaval, oficialmente são designados como dias de folga a segunda (12 de fevereiro) e terça-feira (13 de fevereiro) de Carnaval, seguidos pela Quarta-feira de Cinzas (14 de fevereiro), um dia marcado por reflexão e o início da Quaresma.

Este período representa uma pausa nas rotinas diárias, convidando a todos para mergulhar nas festividades e na alegria que o Carnaval traz para as cidades e corações por todo o Brasil.

Veja Também:

INSS: 1ª PARCELA do 13º SALÁRIO para os APOSENTADOS – CALENDÁRIO INSS 2024 – VEJA DATAS e VALORES (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extraTenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.