A atual legislação brasileira não determina nenhuma proibição para que os aposentados exerçam atividades remuneradas. Todavia, há duas situações nas quais há restrições, que ocasionam na perda do benefício previdenciário.
Vale ressaltar que, o aposentado que continua trabalhando contribui igualmente a Previdência Social, como qualquer outro trabalhador. O que porventura acaba confundindo muitas pessoas quanto ao valor do benefício previdenciário.
Uma vez que o aposentado decide continuar no mercado de trabalho, ele precisa saber as regras do INSS nesse tipo de situação para que possa evitar a suspensão do seu benefício.
Aposentados podem continuar trabalhando?
Então, como vimos anteriormente, mesmo após o trabalhador se aposentar, não há restrições na legislação que o impedem de voltar a trabalhar. Seja para se manterem ativos ou garantir uma renda extra, a opção de continuar trabalhando é a realidade de muitos brasileiros hoje.
Leia mais: Atenção: aposentados do INSS podem esperar 2 surpresas em MAIO- Confira
Todavia, há algumas restrições, como, por exemplo, o metalúrgico que trabalha em condições de ruído constante acima do permitido, e decidiu obter a sua aposentadoria especial começou a trabalhar numa área administrativa. Por ser considerado uma atividade genérica, o aposentado poderá exercer a atividade e receber o seu benefício normalmente.
Recentemente, o Instituto Nacional de Seguro Social esclareceu pontos de dúvidas muito importantes que os aposentados geralmente têm dúvida quando voltam ao mercado de trabalho. A principal orientação é que os beneficiários podem, sim, continuar trabalhando uma vez que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Quando aposentados podem trabalhar?
Primeiramente, o INSS permitiu que o aposentado continue no mercado de trabalho se cumprir os seguintes requisitos:
- Aposentados por idade ou tempo de contribuição podem continuar no mercado de trabalho.
- Aposentado que continuam no mercado de trabalho não tem direito a outros benefícios previdenciários, como auxílio-doença o salário maternidade.
- Benefícios obtidos por incapacidade podem ser suspensos uma vez que o beneficiário volta ao mercado de trabalho, por configurar a capacidade do segurado em exercer uma atividade remunerada.
Leia mais: URGENTE: Bolsa Família pode chegar a R$ 800 em abril- Confira agora quem pode receber
Além disso, o aposentado que permanece no mercado de trabalho deve manter suas contribuições à previdência social. Dentre os benefícios que os aposentados podem garantir nesse cenário, inclui o salário-família e a assistência para reabilitação profissional
Por fim, é de suma importância que o aposentado que continua no mercado de trabalho siga as regras rigorosas do INSS para que possa manter o direito ao benefício Previdenciário. Uma vez que as regras são ignoradas, pode acarretar suspensão do benefício do INSS, causando o grande Impacto financeiro ao indivíduo, bem como, a falta de certeza financeira em momentos de aperto.
Antes de decidir voltar ao mercado de trabalho, avalie criteriosamente a sua situação para tomar a melhor decisão possível.
Veja Também: limite de idade para empréstimo
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!