O cartão de crédito é uma modalidade de concessão de crédito bastante popular. Isto porque, o valor liberado para utilização do cartão, só precisa ser pago no próximo mês.
Desse modo, muitos brasileiros procuram obter o cartão de crédito. Além do prazo maior para pagamento, o cartão também oferece diversas vantagens.
Já que é possível fazer compras parceladas e ainda participar de programas de fidelidade que concedem cashback e milhas, de acordo com o valor gasto no cartão de crédito.
Portanto, como o cartão de crédito pode ser requerido de forma online, muitas pessoas ainda possuem dúvidas do que será analisado para aprovar a solicitação.
Sabe-se que uma das informações consultadas é o score do consumidor. Entenda melhor.
O que é o score?
Score é uma palavra da língua inglesa que significa pontuação em português. Desse modo o “score” é a pontuação baseado no comportamento do consumidor em relação aos seus compromissos financeiros.
Leia Mais: Bolsonaro assina decreto e muda regras na suspensão dos empréstimos
Portanto, é por meio da análise do “score” que pode-se entender se o consumidor é confiável ou não. O score determina que o consumidor está em dias com seus compromissos financeiros.
Desse modo, a depender da pontuação os agente financeiros podem definir se o consumidor tem direito ou não ao crédito.
O score poderá variar de 0 a 1.000. Sendo que quanto maior a pontuação significa que o consumidor é um bom pagador, já quanto menor significa que o consumidor é um mal pagador.
No entanto, importante que destacar que mesmo com pontuação baixa é possível ser aprovado para liberação do cartão de crédito. Isto porque, também serão analisados outros dados em conjunto com o score.
Existe também a possibilidade de aumentar um score baixo. Sendo assim , para isso é importante negociar dividas e limpar o nome perante os órgãos de proteção de crédito; manter dados cadastrais atualizados, como renda mensal, endereço e profissão.
Qual o score mínimo para conseguir o cartão de crédito?

De acordo com a classificação da pontuação do “score” pode-se concluir os risco de conceder um cartão de crédito para determinado consumidor. Desse modo, quando requerido um cartão de crédito, as instituições financeiras analisam a pontuação para decidir se será concedido ou não.
Leia Mais: Consulte se você está na lista de pagamentos liberados pelo INSS
A pontuação do score é classificada da seguinte forma:
- 0 a 300: indica alto risco de inadimplência, ou seja, de não pagar;
- 301 a 700: indica médio risco de inadimplência;
- 701 a 1.000: indica baixo risco de inadimplência.
Sendo assim, a pontuação de score mínimo considerada ideal para conseguir a aprovação de um cartão de crédito é a de 701 a 1.000.
Quem tem o score baixo não consegue cartão de crédito?
É verdade que para quem possui a pontuação alta é mais fácil ser aprovado em cartão de crédito.
Leia Mais: INSS: Saiba para quando ficou o pagamento do décimo quarto salário
Por outro lado, estar com a pontuação abaixo da indicada não significa que o cartão de crédito não será aprovado.
Isto porque, será analisado outros dados como renda mensal, profissão, comportamento com gastos, dados cadastrais, entre outros.
Desse modo, é possível conseguir o cartão de crédito mesmo com a pontuação baixa. Mas, importante entender que os juros aplicados podem ser mais altos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre os CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO. Clique no link e saiba mais:
Cartão de crédito consignado deve ser usado com cuidado
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.