Mais de R$23 bilhões são autorizados pela Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento PIS/Pasep. Afinal, ela foi notificada pela Defensoria Pública da União, DPU, para liberar o saque dos valores retidos.
Esse é um montante referente aos trabalhadores do anos de 1971 e 1988. Portanto, continue acompanhando e veja se você tem direito a esse valor.
Quem pode receber o pagamento PIS/Pasep?
O direito do pagamento PIS/PASEP é direcionado aos profissionais das empresas públicas e privadas. Porém, para os trabalhadores do período mencionado acima.
Leia mais: COTAS do PIS/PASEP podem ser sacadas por aposentados
A determinação para resgate dos valores foi assinada pelo Defensor Público Federal e Defensor Público Nacional de Direitos Humanos, André Porciúncula.
Em nota, ele declarou:
“Com isso, as pessoas beneficiadas não conseguem sacar o valor que hoje é de R$23,7 bilhões de reais. Para tanto, pedimos que esta tão respeitada instituição entre com uma ação civil pública para obrigar a Caixa Econômica Federal a notificar pessoalmente todos os beneficiários e herdeiros que tenham direito ao levantamento deste valor”.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como receber o pagamento PIS/Pasep?

Segundo a Caixa Econômica Federal, boa parte do valor liberado para saque ainda está nas contas. Isso porque muitos estão com a idade avançada ou, infelizmente, faleceram.
Leia mais: CAIXA divulga data limite para saque das COTAS do PIS/PASEP
Para o primeiro caso, os valores de pagamento PIS/Pasep caem no esquecimento. Portanto, é importante a família verificar se o mesmo tem direito pelos canais oficiais das instituições financeiras.
Entretanto, para o segundo caso, há herdeiros com direito de sacar o PIS/Pasep. Porém, é necessário comprovar o vínculo familiar com o dono da conta, bem como o seu direito de receber esse valor e apresentar a certidão de óbito.
Quem pode receber em caso de óbito do beneficiário é:
- Cônjuge; companheiro (a) em união estável;
- Filho não emancipado menor de 21 anos de idade ou portador de deficiência;
- Pais;
- Irmão não emancipado menor de 21 anos de idade ou portador de deficiência.
O que são as cotas PIS/Pasep?
Entre os anos de 1971 e 1988 as empresas tinham por hábito depositar determinadas quantias em contas bancárias de cada titular. Entretanto, os valores podiam ser sacados somente em casos específicos.
Leia mais: Tabela PIS 2022: confira quem recebe o benefício em agosto
Contudo, desde outubro de 1988, o formato de pagamento do PIS/Pasep foi alterado para o modelo vigente. Mas, com o passar do tempo e as alterações, muitos beneficiários deixaram de efetuar o saque das cotas em virtude dos critérios de elegibilidade implementados na época.
Sendo assim, muitos beneficiários titulares ou os herdeiros deixaram de lado ou não têm conhecimento sobre este direito.
As quantias depositadas no fundo permitem um único saque do valor depositado na época. Portanto, o saldo é zerado ao sacar o valor. Lembrando que a Caixa Econômica é a instituição responsável pelo pagamento das cotas.
Leia também:
- Saiu agora: Data liberação novo cartão benefício do INSS
- Bolsonaro acaba de assinar decreto: Atenção aposentados
- SAIU MELHOR QUE O 14º SALÁRIO – VITÓRIA DOS APOSENTADOS DO INSS 2022 – DESFECHO POSITIVO CONFIRMADO! Maravilha
- Tem dinheiro perdido liberado? Consulte agora
- Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei já liberados
- Saiu as datas de pagamento do 14º Salário? Consulte quem vai receber esse abono extra; Confira as regras
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!