Reajuste de 3,71% para Aposentados do INSS Acima do Salário Mínimo em 2024

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais do que o salário mínimo passará por um reajuste de 3,71% em 2023. Tal aumento é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a INPC na passada quinta-feira (11).

De acordo com o artigo 41-A da Lei 8.213, de 1991, o índice de reajuste deve ser aplicado na mesma data da alteração no salário mínimo.

Confira mais informações sobre o reajuste das aposentadorias.

Reajuste menor do que em anos anteriores

Confira como está o valor da aposentadoria após o reajuste! (Fonte: Edição/ Jornal JF)
Confira como está o valor da aposentadoria após o reajuste! (Fonte: Edição/ Jornal JF)

Em resumo, este é o reajuste mais baixo desde 2018, quando o INPC registou um aumento de 3,43%. Desse modo, a lei prevê que o reajuste seja feito de acordo com as datas de início ou do último reajustamento.

Leia mais: Aposentados estão perdendo muito dinheiro por desconto indevido nos salários – Veja agora mais informação

Além disso, nesta última sexta-feira (12), ocorreu a publicação uma portaria interministerial no Diário Oficial da União (DOU), onde os Ministérios da Previdência Social e da Fazenda confirmaram o reajuste dos valores

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp

Implicações do reajuste para os beneficiários

O reajuste impacta diretamente na qualidade de vida dos aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo, uma vez que o aumento no benefício pode auxiliar na contraposição do aumento do custo de vida e inflação.

Leia mais: Renegocie suas dívidas: Descontos de até 70% e prazos estendidos!

Ademais, apesar de ser o menor reajuste em anos, ainda garante uma elevação nas receitas desses beneficiários, permitindo que possam planejar melhor seus gastos e investimentos para o próximo ano.

Próximos passos após o reajuste

Portanto, após a confirmação dos novos valores através da portaria ministerial, os pagamentos com os valores reajustados começaram nos próximos meses, conforme o calendário de pagamento de benefícios do INSS.

Leia mais: CNPS Aprova Redução de Juros para Empréstimos Consignados do INSS em 2024!  

Veja Também:

PRESIDENTE SE MANIFESTA 13º SALÁRIO! 2024! (Fonte: João Financeira TV)

Dica bônus:

Rec eba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.