Os beneficiários do INSS podem receber um valor do Instituto nesse final de ano, que foi liberado pela Justiça a quem tinha pagamentos atrasados para receber. O montante é de R$ 1,63 bilhão. Confira agora como fazer a consulta e quem tem direito.
O INSS conta com falhas e atrasos na liberação de benefícios, algumas vezes. Por conta disso, alguns beneficiários ingressam com ação judicial para poder receber os valores que têm direito. Agora, mais um lote de beneficiários deverá receber os valores. Confira:
Pagamentos de atrasados do INSS
Os beneficiários poderão receber os pagamentos atrasados do INSS. Esses valores referem-se aos processos para concessão ou recebimento de atrasados. O Instituto paga através de precatórios ou Requisições de Pequeno Valor- RPVs. A primeira modalidade paga valores acima de 60 salários mínimos, já a segunda, até 60 salários mínimos.
Para que o INSS libere os pagamentos, a ação precisa ter sido finalizada, sem chance de recurso por parte do Instituto. As indenizações liberadas nesse último lote são de 82.480 processos judiciais, que contemplam 107.012 beneficiários.
Leia mais: Finalmente idosos poderão receber um décimo quarto salário; Veja data de pagamento
Quem tem direito aos pagamentos de atrasados do INSS
Nesse último lote de RPVs, vão receber os beneficiários do INSS que tiveram as ações julgadas em novembro. Além disso, o INSS não poderá mais recorrer e os valores não podem ultrapassar 60 salários mínimos.
Como consultar os valores atrasados
O Conselho de Justiça Federal- CJF repassa os recursos para pagamento dos processos para cada Tribunal Regional Federal- TRF fazer os depósitos. Portanto, o cronograma de pagamentos é uma responsabilidade de cada TRF. Para consultar se terá direito aos valores, basta acessar o site do TRF correspondente ao estado onde você abriu o processo e incluir os dados pessoais e dados do processo.
Leia mais: Acaba de sair: Bancos estão liberando pagamento de um 14° Salário para aposentados
Confira abaixo o site de cada tribunal e faça sua consulta:
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Clique para consultar aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Clique para consultar aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Clique para consultar aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Clique para consultar aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Clique para consultar aqui.
Veja também: Pagamento do 14º salário INSS
Leia mais: Finalmente: Folha de pagamento dos aposentados vai ter mudanças! Veja agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!