Cidadãos cadastrados no CadÚnico ocasionalmente pode receber benefícios sociais, como Bolsa Família.
A ligação ao CRAS não afeta diretamente os serviços que o cidadão já recebe, mas é importante manter os dados atualizados para garantir a continuidade do auxílio. Infelizmente, os criminosos aproveitaram-se da vulnerabilidade de muitos famílias cadastradas no CadÚnico fingindo ser assistentes sociais de CRAS aplicar golpes.
Ligam para pedir dados pessoais ou bancários sob o pretexto de regularizar benefícios. É fundamental que os cidadãos permaneçam vigilantes, pois o governo não solicita informações sensíveis por telefone, como o número do seu cartão ou a senha do banco.
Como evitar cair no golpe da chamada do CRAS?
-
Desconfie de ligações solicitando informações financeiras;
-
Não divulgue senhas ou números de cartão de crédito por telefone;
-
Verifique sempre os números oficiais antes de compartilhar qualquer dado;
-
Entre em contato diretamente com o CRAS da sua região caso tenha dúvidas;
-
Seguindo essas dicas e verificando de onde vêm seus contatos, você pode se proteger de golpes e garantir que seus benefícios sociais estejam seguros.
Quais são os números oficiais do governo e do CRAS?
Para não cair em golpes, é fundamental conhecer os números e canais oficiais do CRAS e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS):
-
Número oficial de contato do governo: O principal número de contato do governo é 0800 707 2003, usado para o Bolsa Família e outros programas sociais.
-
Aplicativos oficiais: “Meu CadÚnico” e “Caixa Tem” são os canais mais seguros para verificar informações e fazer atualizações cadastrais.
-
SMS: O governo utiliza números curtos, como 28041, para enviar mensagens aos beneficiários.